Cara(o)s Colegas,

 

Atendendo a que esta edi??o da Newsletter segue-se ?s comemora??es do Dia Regional do Engenheiro, cuja sess?o solene teve lugar no passado dia 16 de maio, optei por transcrever alguns excertos da minha interven??o para que os que n?o tiveram oportunidade de me escutar possam ter acesso ao que a? referi, o que passo a fazer:

Esta ser? certamente, e com muito elevada probabilidade, a minha ?ltima interven??o p?blica no Dia Regional do Engenheiro da Regi?o Sul, pelo menos na qualidade de Presidente do seu Conselho Diretivo, uma vez que no final do ano terminarei o meu segundo e, estatutariamente, ?ltimo mandato.

Ler mais

 

  
EM DESTAQUE
 
 
 
SET?BAL RECEBE CELEBRA??ES
DO DIA REGIONAL DO ENGENHEIRO 2015
O Dia Regional Sul do Engenheiro foi celebrado pelo 5? ano consecutivo, nos dias 15, 16 e 17 de maio, na cidade e concelho de Set?bal.
As celebra??es contaram com a participa??o de cerca de 300 membros e suas fam?lias, nos diversos momentos institucionais, culturais, desportivos e de conv?vio.
    
  
   COL?GIOS a SUL
     



   DELEGA??ES a SUL
  
 
ACONTECEU a SUL 
 
 
      
Pr?mio Inova?ao Jovem Engenheiro
A entrega de pr?mios do Pr?mio Inova??o Jovem Engenheiro 2014, com a qual se completou a 24.? edi??o desta iniciativa da Regi?o Sul, teve lugar no passado dia 16 de maio, durante as comemora??es do Dia Regional Sul do Engenheiro, no F?rum Lu?sa Todi, em Set?bal.

Ler mais


 


Confer?ncia sobre o "O Patrim?nio N?utico - Preserva??o e utiliza??o"
No passado dia 6 de maio, o Audit?rio da Regi?o Sul da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, foi o palco da confer?ncia "O Patrim?nio N?utico - Preserva??o e utiliza??o". O tema, que pela sua transversalidade, abarca outras especialidades para al?m da engenharia naval, suscitou o interesse dos presentes, n?o s? pela sua atualidade, mas tamb?m devido ?s diferentes abordagens adotadas pelos participantes.


 


Assinatura de Protocolo entre a Ordem dos Engenheiros e o Instituto Superior T?cnico
Inserido nas Comemora??es do Dia do T?cnico, a 22 de maio, foi assinado um Protocolo de Coopera??o, entre a Ordem dos Engenheiros e o Instituto Superior T?cnico,
Ler mais
 
Presidente do Conselho Diretivo da Regi?o Sul participa no III Semin?rio Internacional sobre "?tica Profesional y Lucha Anticorrupci?n" organizado pelo CPIC em Buenos Aires
Por convite expresso do Consejo Profesional de Ingenier?a Civil (CPIC) de Buenos Aires, na pessoa do seu Presidente o Ing. Jorge Emilio Abramian, o Eng.  Carlos Mineiro Aires, na condi??o de membro do Conselho Diretivo Nacional e Presidente do Conselho Diretivo da Regi?o Sul da Ordem dos Engenheiros, deslocou-se a Buenos Aires entre os dias 12, 13 e 14 de maio, tendo participado como orador num painel do III Semin?rio Internacional sobre "?tica Profesional y Lucha Anticorrupci?n" organizado pelo CPIC, que decorreu durante todo o dia 13 de maio.
Acessibilidade nos Centros Hist?ricos e Tur?sticos
O Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, com o apoio da Delega??o Distrital de Faro da Regi?o Sul da Ordem dos Engenheiros, levou a efeito, no passado dia 22 de maio, um Semin?rio subordinado ao tema "Acessibilidade nos Centros Hist?ricos e Tur?sticos".
  
Regi?o Sul promove Protocolo com a FCT/UNL
No ?mbito do evento "Engineers Mobility Days ", foi hoje assinado um Protocolo de Coopera??o entre a Ordem dos Engenheiros e a Faculdade de Ci?ncias e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no Monte da Caparica, que tem como prioridade o fortalecimento e prossecu??o dos objetivos de coopera??o comuns no desenvolvimento do ensino e da pr?tica da engenharia portuguesa e da miss?o e obriga??es estatut?rias e legais de cada uma das partes, e que resulta de uma iniciativa do Conselho Diretivo da Regi?o Sul.
  

Regi?o Sul celebra Ano Internacional da Luz
A Regi?o Sul da Ordem dos Engenheiros (OE), atrav?s dos seus Conselhos Regionais dos Col?gios (CRC), associou-se ? iniciativa da UNESCO " 2015 International Year of Light and Light-based Technologies", e promove um conjunto de iniciativas diversas alusivas ? luz e suas t?cnicas, elementos chave em diversas especialidades da engenharia.


Segunda edi??o do curso de prova de ?guas
O Conselho Regional Sul do Col?gio de Engenharia do Ambiente promoveu, no passado dia 29 de maio, a segunda edi??o do Curso de Prova de ?guas, com a participa??o de 8 membros da Ordem dos Engenheiros.


Confer?ncia sobre a Recupera??o de Metais com Recurso a Organismos Vivos

O Conselho Regional Sul do Col?gio de Engenharia Geol?gica e de Minas, organizou, no dia 19 de maio, pelas 18h00, no audit?rio da Sede da Regi?o Sul OE, a Confer?ncia intitulada "A recupera??o de metais com recurso a organismos vivos", dedicada aos mais recentes desenvolvimentos no dom?nio da recupera??o de metais a partir de mat?rias-primas com utiliza??o de organismos vivos.


 AGENDA a SUL
 
INTERNACIONAL
 
Engenheiro Eletrot?cnico - Angola e Mo?ambique | Engenheiro Civil - Tail?ndia | Diretor de Obra - Reino Unido
  
 
  RATIO LEGIS a SUL

    

 

O FUNDO DE GARANTIA SALARIAL

No passado dia 4 de maio, entrou em vigor o Decreto-Lei n.? 59/2015 que aprovou o novo regime do Fundo de Garantia Salarial, previsto no artigo 336? do C?digo do Trabalho, aprovado pela Lei n.? 7/2009, de 12 de fevereiro, transpondo a Diretiva n.? 2008/94/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 22 de outubro de 2008, relativa ? prote??o dos trabalhadores assalariados em caso de insolv?ncia do empregador.

Ler mais

 

 

 

 

  DESPORTO a SUL

    


 

Confer?ncia T?cnica

VOLVO OCEAN RACE

Considerando que Lisboa ? momentaneamente a capital mundial da vela oce?nica (25 de maio e 07 de junho) e que uma embarca??o da Classe VOR65 incorpora conhecimentos e tecnologia de ponta oriunda dos m?ltiplos dom?nios da engenharia, consideramos que a presente confer?ncia afigura-se como uma oportunidade rara de interagir com alguns dos maiores especialistas mundiais desta m?tica prova internacional. 
 

Inscreva-se j? aqui

 

 


"OE a SUL" ? uma publica??o digital mensal que o Conselho Diretivo da Regi?o Sul disponibiliza aos seus membros. A nossa equipa editorial seleciona e comp?e informa??o sobre temas e iniciativas que, esperamos, v?o ao encontro das necessidades e expetativas dos engenheiros portugueses.
  
A informa??o da "OE a SUL" encontra-se igualmente dispon?vel no Portal OE.  
   os Engenheir Regi
?o Sul
CONTACTOS
Ordem dos Engenheiros - Regi?o Sul
Servi?os de Forma??o, Comunica??o e Cultura
Av. Ant?nio Augusto de Aguiar 3 D
T (+351) 213 132 666 | F (+351) 21 132 690 comunicacao@sul.ordemdosengenheiros.pt
  
Like us on Facebook