News Nº 025
Novembro  / 2016
Greve do TVV mostrou a necessidade de um plano B para as operações de contêineres no Espírito Santo
Mesmo sendo considerado um dos maiores da América Latina, o complexo portuário do Espírito Santo não está mais atendendo aos anseios e necessidades dos empresários capixabas ligados ao comércio exterior. Os motivos são diversos e vão desde limitações geográficas até a dependência de um único terminal de contêiner disponível, o Terminal de Vila Velha (TVV).

Comércio exterior capixaba registra dados positivos no terceiro trimestre do ano
 
Em comparação com o segundo trimestre de 2016 (abril, maio e junho), o terceiro trimestre (julho, agosto e setembro) registrou crescimento de 4% nas exportações, que passaram de US$ 1,60 bilhão para US$ 1,66 bilhão.
 
leia mais
O escaneamento de cargas pode ser cobrado pelo terminal diretamente do importador?
 
Desde o ano de 2013, quando passou a ser obrigatório o escaneamento das cargas movimentadas em contêineres, por exigência da fiscalização alfandegária, há conflitos entre os terminais portuários e os usuários de seus serviços.
 
leia mais
Sindiex recebe decisão favorável contra aumento das taxas da Anvisa

Após alguns meses de processos e recursos, foi publicada na última quinta-feira (17) a decisão favorável ao Sindiex na Ação Ordinária 0019643-22.2016.4.02 contra o aumento das taxas da Anvisa.
 
leia mais
Palestra sobre incentivos fiscais no ES
 
O histórico dos principais incentivos fiscais praticados no Espírito Santo, como Sudene, Fundap e Funres, e a situação atual do comércio exterior capixaba foram discutidos em palestra realizada pelo Sindiex na última quinta-feira (17).
 
leia mais