NOTÍCIAS DO ASL | Junho de 2023 |em espanhol | em inglês
Caros amigos do ASL,
O Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) constituiu uma oportunidade para refletir sobre o papel fundamental da floresta amazônica no equilíbrio ecológico do nosso planeta. Fomos lembrados da imensa importância da Amazônia como a maior floresta tropical do mundo, que se estende por toda a América do Sul e alberga uma enorme variedade de espécies vegetais e animais. No entanto, como todos sabem, a Amazônia enfrenta graves ameaças, como o desmatamento, a extração ilegal de madeira, a poluição da água e práticas de produção insustentáveis, que colocam em risco a prestação de serviços ecossistémicos essenciais e o bem-estar de milhões de pessoas.
 
A terceira fase do programa ASL (ASL3), aprovada pelo Conselho do Fundo Mundial para o Ambiente (GEF), demonstra um compromisso renovado entre os países amazônicos para enfrentar desafios urgentes e propor soluções integradas de conservação, recuperação e produção sustentável para a Amazônia. Com um compromisso do GEF de quase $98 milhões, o ASL3 visa aumentar a colaboração regional e os investimentos para melhorar a conservação integrada da paisagem e a gestão sustentável em áreas específicas da região amazônica.
 
O ASL3 baseia-se em sucessos anteriores na promoção de parcerias e compartilhamento de conhecimento, bem como em abordagens inovadoras para proteger os ecossistemas da Amazônia, garantir o bem-estar das comunidades locais e salvaguardar os benefícios ambientais. Muitos desses sucessos estão incluídos no relatório anual de 2022 do ASL, que temos o prazer de compartilhar neste boletim informativo. 
 
Com as fases em curso do ASL e uma nova fase em preparação, vamos continuar a unir forças para apoiar a Amazônia, defendendo a sua proteção e promovendo práticas sustentáveis que possam assegurar a sua preservação para as as próximas gerações. Juntos podemos fazer a diferença e salvaguardar este tesouro natural que contém a chave e o conhecimento para um futuro mais saudável e sustentável para o nosso planeta.
Com os melhores cumprimentos,
A equipe de coordenação regional do ASL
Lista de notícias (ver abaixo para ler mais)
  • Relatório Anual ASL 2022
  • Projeto de coordenação regional ASL: lições aprendidas até à data e recomendações
  • Enfrentando a mineração ilegal e o uso de mercúrio na Amazônia

Histórias dos nossos projetos nacionais
  • ASL Brasil participou de um evento de análise ambiental rural que reuniu municípios de Belém, estado do Pará - Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia - Brasil
  • Jovens da Amazônia colombiana participam no projeto Youth Summit 2023 do Banco Mundial - Conservação e sustentabilidade das florestas no coração da Amazônia colombiana.
  • Comunidades camponesas da região de Yari, na Colômbia, comprometem-se a reconciliar-se com a natureza - Projeto "Amazônia Sustentável para a Paz
  • Um chocolate que acrescenta valor - Projeto Paisagens Produtivas Sustentáveis na Amazônia Peruana
Relatório Anual ASL 2022
O Relatório Anual fornece uma visão geral do nosso programa e mostra as realizações, os desafios e as lições dos projectos que fazem parte do ASL1 e ASL2, que foram possíveis graças à colaboração bem-sucedida entre governos, equipes de projetos, sociedade civil, doadores e outras organizações que trabalham na região amazônica. Mais informações sobre a terceira fase (ASL3) do programa também estão incluídas.

Relatório completo em inglês I espanhol I português 
Projeto de Coordenação Regional ASL: Lições aprendidas até à data e recomendações
O projeto regional ASL desempenha um papel vital ao reunir uma ampla gama de partes interessadas de vários países que trabalham na Amazônia e na criação e fomento de ligações e relações para um programa integrado. Este documento é uma compilação das lições aprendidas até o momento na fase inicial do programa. Faz um balanço do que funcionou bem e de como melhorar o desempenho e o impacto do projeto regional, e oferece recomendações relevantes. As lições foram retiradas do acompanhamento contínuo do programa, dos enquetes às partes interessadas, da reflexão interna da equipe, das discussões com os parceiros e as partes interessadas e do feedback recebido nos eventos ASL. Servirão igualmente de base para a conceção do projeto regional ASL3.

Esperamos que esta informação seja útil também para outras agências que implementam projetos e programas financiados pelo GEF e outros projetos e programas regionais que envolvam coordenação e gestão do conhecimento.
Enfrentando a mineração ilegal e o uso de mercúrio na Amazônia
A extração ilegal de ouro na Amazônia conduziu à degradação das florestas e dos rios, à perda de biodiversidade e afectou substancialmente a saúde das comunidades indígenas e locais. Para ajudar a resolver esta situação, o projeto regional ASL encomendou um conjunto de atividades destinadas a reforçar a colaboração regional para combater, restaurar e responder aos impactos da extração de ouro e da poluição por mercúrio.

A Fundação para a Conservação e Desenvolvimento Sustentável (FCDS), que lidera a Aliança Regional Amazônica para a Redução dos Impactos da Mineração de Ouro (ARAIMO), liderou um esforço participativo para aumentar o conhecimento e melhorar a sensibilização. O resultado foi um roteiro para ações colaborativas a serem desenvolvidas em áreas fronteiriças do Brasil, Colômbia e Peru, mas potencialmente ampliadas. Como parte do processo, o ASL trabalhou com o Conservation Strategy Fund (CSF) para adaptar a calculadora originalmente projetada para o Brasil para estimar os custos socioambientais da mineração de ouro para os contextos colombiano e peruano. A sua aplicação foi testada nas zonas fronteiriças visadas.

  • Mais informações aqui
  • Ver mapa da história aqui
Histórias dos nossos projetos nacionais
O ASL Brasil participou de um evento de análise ambiental rural que reuniu municípios de Belém, no estado do ParáProjeto Paisagens Sustentáveis na Amazônia Brasileira
O ASL Brasil participou do painel de abertura e de uma palestra na "1ª Oficina Estadual de Regularização Ambiental: Análise da Municipalização do Cadastro Ambiental Rural (CAR)". O evento foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS). Durante o evento, a SEMAS apresentou uma análise da política estadual de cadastro ambiental rural.
Jovens da Amazônia participam no projeto Youth Summit 2023 do Banco MundialConservação e sustentabilidade das florestas no coração da Amazônia colombiana
De Bajo Caguán, Cartagena del Chairá e San José del Guaviare, na Colômbia, Deysi Jiménez, Mayerly Hoyos, Víctor Sánchez e Carlos Lombana participaram na 10ª Cimeira da Juventude do Grupo Banco Mundial, em Bogotá, Colômbia. A Cimeira procura envolver os jovens nas questões mais prementes que a sua geração enfrenta, reunindo milhares de participantes de todo o mundo, ligados virtual e presencialmente na sede do Banco.

Sob o tema "From the Ground Up: Local Solutions to Drive Global Impact", as sessões convidaram os participantes a refletir sobre a forma como as soluções de desenvolvimento geradas localmente podem ser elevadas globalmente e escaladas em todas as regiões, ao mesmo tempo que honram a propriedade, o conhecimento e as soluções locais como a forma de abordar de forma responsável os desafios do desenvolvimento global.
Agricultores locais da região de Yari, na Colômbia, se comprometem a se reconciliar com a naturezaProjeto Amazônia Sustentável pela Paz
Aprenda como as comunidades locais da Amazônia colombiana estão ajudando conservar e restaurar a floresta, contribuindo assim para um ambiente pacífico na região. Os agricultores locais estão fortalecendo seus conhecimentos para criar uma governaça a longo prazo que permita a reconciliação com a natureza e a reconstrução do tecido social e da coexistência, com as mulheres e as gerações mais jovens liderando o caminho.
Um chocolate que acrescenta valor Projeto Paisagens Produtivas Sustentáveis na Amazônia Peruana
O Projeto Paisagens Produtivas Sustentáveis na Amazônia Peruana procura coordenar esforços entre múltiplos atores para melhorar a qualidade de vida dos produtores da Amazônia, valorizando a conservação da biodiversidade.

Leia mais (em espanhol) sobre a história da Associação das Mulheres do Chocolate "Chocolate Corazón" que trabalha em Nolberth del Alto Uruya, Ucayali. Graças a um esforço conjunto, esta associação agora pode melhorar o seu processo de produção com uma nova fábrica que transforma o seu produto em chocolates ecológicos.
Infográfico celebrando a biodiversidade amazônica
O bioma amazônico é o lugar mais biodiverso da terra, albergando 10% das espécies conhecidas do mundo, incluindo espécies endémicas e ameaçadas de extinção, e contribui para serviços ecossistémicos cruciais a nível local, regional e global. Saiba mais sobre algumas das espécies mais emblemáticas da floresta tropical nesta infográfico (em espanhol e inglês).
Publicações, recursos e eventos recomendados pelo ASL
* Parceiros e equipes ASL: compartilhem conosco suas publicações para serem apresentadas neste boletim informativo. 
Relatório sobre o Clima e o Desenvolvimento do Brasil 
O Relatório sobre o Clima e o Desenvolvimento do Brasil (CCDR) examina as implicações das alterações climáticas e da ação climática para os objetivos e prioridades de desenvolvimento do Brasil. Identifica oportunidades para o Brasil alcançar tanto suas metas de desenvolvimento quanto seus compromissos climáticos. Estabelece uma combinação de reformas políticas setoriais e econ ômicas, bem como investimentos direcionados em medidas de mitigação e adaptação de curto e médio prazo, para alcançar um desenvolvimento mais rápido e inclusivo com menores emissões de gases deefeito estufa (GEE). A ideia é maximizar as sinergias entre os objetivos climáticos e de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que aborda as compensaçõesentre os objetivos políticos e os principais desafios de transição.  
Relatório: Equilíbrio entre os Estados Amazônicos do Brasil – Economic Memorandum 
A Amazônia é uma das últimas regiões de fronteirado mundo. Mas a expansão econômica tem invadido estas florestas antigas, destruindo-as rapidamente - especialmente na região sudeste do Brasil, no que é conhecido como o "Arco da Desmatamento" - e ameaçando os meios de subsistência de muitas comunidades tradicionais. Há uma necessidade urgente de encontrar um caminho alternativo de desenvolvimento que promova a inclusão e o uso sustentável dos recursos naturais.
 Este memorando apresenta uma abordagem multifacetada, um ato de equilíbrio que procura, através de ações estratégicas específicas, proporcionar simultaneamente um caminho para maiores rendas para a população da Amazônia, e ao mesmo tempo, proteger as florestas naturais e os meios de subsistência tradicionais.
Os efeitos da infraestrutura de transportes no desmatamento da Amazônia – Uma abordagem de equilíbrio geral
Os investimentos em infraestrutura de transporte podem ter um impacto sobre o meio ambiente além do seu entorno imediato. Este artigo constrói um modelo de comércio inter-regional para estimar os efeitos de equilíbrio geral das mudanças na infraestrutura sobre o desmatamento. Usando dados de painel sobre a evolução da rede de transportes no Brasil e dados sobre o uso do solo na Amazônia, o artigo estima o modelo e encontra efeitos significativos da infraestrutura no desmatamento. As simulações do modelo mostram que ignorar o equilíbrio geral subestima os impactos do desmatamento em um quarto. O documento mostra também que o modelo pode ser utilizado para avaliar o desmatamento induzida por projetos individuais, informação essencial para as políticas públicas.
Património Natural do Peru, natureza para todos, natureza para sempre – Segunda Edição
As Áreas Naturais Protegidas (ANP) são uma fonte de subsistência e de riqueza cultural de que os povos indígenas e as comunidades locais têm beneficiado durante gerações. São também locais de aprendizagem, com elementos intimamente ligados à identidade peruana.

Esta segunda edição, preparada pelo projeto ASL peruano, relata as lições aprendidas na fase de conceção e os progressos na implementação da Iniciativa do Património Natural do Peru.
Curso em linha recomendado
Títulos verdes, sociais e de sustentabilidade (GSS): soluções de financiamento sustentável para mercados emergentes
O curso tem como objetivo ajudar os funcionários dos países e o público em geral a compreender os princípios e as ferramentas de financiamento disponíveis para os países nos mercados de capitais para alcançar os seus Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e cumprir os seus compromissos no âmbito do Acordo de Paris. O curso baseia-se na experiência da Tesouraria do Banco Mundial como pioneiro no mercado de títuloss GSS, como o maior emissor de títulos de sustentabilidade e como fornecedor líder de assistência técnica aos clientes em colaboração com várias práticas globais. O curso explica as razões para a utilização de títulos GSS, o processo para a sua emissão e como o Banco Mundial pode ajudar os países a alcançar um crescimento verde, mais resiliente e inclusivo, com a esperança de que um dia todo o financiamento seja sustentável.

Este é um curso gratuito de auto-estudo de 40 minutos em inglês.
Mais informações sobre como se registar aqui (em inglês).
Webinar recomendado
Mapeamento da biomassa florestal

Quinta-feira, 6 de julho de 2023
11 AM – 12 PM Central European Time (CEST) 
Há mais de um ano que o Banco Mundial tem vindo a colaborar com a Agência Espacial Europeia no âmbito do projeto EO4SD-Gestão Florestal para apoiar atividades na bacia do rio Putumayo-Içá em benefício das principais partes interessadas. O objetivo geral é obter produtos de geoinformação fundamentais a partir de dados de observação da terra para apoiar as iniciativas de desenvolvimento florestal. Como parte do processo, o consórcio liderado pela ESA concebeu uma série de webinars abertos ao público. O registo é obrigatório e os webinars serão realizados em inglês e espanhol.

Junte-se ao próximo webinar organizado pela Forest Management - EO4SD para descobrir como a Observação da Terra (EO) e a informação do solo estão sendo utilizadas para mapear a biomassa florestal. Os especialistas irão aprofundar dois casos de utilização convincentes na Bacia Amazônica e na República do Congo, destacando o valor dos mapas de biomassa para decisões informadas de gestão florestal.

Mais informações sobre como se registrar aqui (em inglês)
Junte-se à Comunidade do ASL!
Você já faz parte da plataforma de gestão de conhecimento ASL?
O ASL estabeleceu uma ampla Comunidade de Prática (CdP) na Amazônia, que visa apoiar o alcance dos objetivos do programa e dos projetos nacionais.

Agora você pode se tornar membro desta comunidade e aproveitar desta plataforma colaborativa para explorar as publicações e os recursos disponíveis do ASL, participar nas discussões e na troca de idéias, recursos e solução de dúvidas com outros membros da comunidade.
* Depois de preencher o formulário, você receberá um convite por correio eletrônico acompanhado por instruções sobre como se tornar membro do grupo.
Por favor, compartilhe suas publicações e artigos com o ASL aqui: [email protected]


Assista ao vídeo do Programa ASL:

Também disponível em