Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia
NOTÍCIAS | JUNHO 2020
( em espanhol   em inglês )
Prezados amigos e amigas,
A equipe da ASL deseja que vocês e as suas famílias estejam com boa saúde e que, também, estejam seguros durante esse período inquietante de incerteza resultante da disseminação e impacto da pandemia de COVID-19. Nosso coração está especialmente com as comunidades indígenas e locais da Amazônia que foram fortemente afetadas.
 
Nas últimas semanas, a celebração do Dia Internacional do Meio Ambiente e do Dia Internacional da Biodiversidade destacou como a proteção ambiental desempenha um papel central em nosso bem-estar coletivo, incluindo a prevenção de futuras pandemias. Reforçando mais uma vez a importância do trabalho que estamos fazendo juntos na Amazônia para conservar ecossistemas estratégicos e promover um crescimento socioeconômico sustentável nos níveis nacional, subnacional e local.
 
Estes são tempos realmente desafiadores e gostaríamos de reiterar nosso compromisso de apoiar vocês e nossa ampla comunidade a proteger e desenvolver de forma sustentável a Amazônia, apesar das atuais circunstâncias.
 
Na linha desta mensagem, convidamos vocês a ler o blog recente de nossas colegas do Banco Mundial, Valerie Hickey e Anna Wellenstein: " A natureza como mecanismo de recuperação num mundo pós-coronavírus " (em inglês). O blog destaca a necessidade de que a recuperação econômica se traduza em crescimento verde, limpo e resiliente a longo prazo.
 
Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para convidá-lo a conhecer nossas plataformas on-line, como nosso site e a Comunidade de Pratica (CdP) . Esses canais, assim como nossas reuniões e eventos virtuais, nos permitirão manter a comunicação durante esse período difícil. Entre em contato se tiverem alguma dúvida, comentário ou informação para compartilhar.
Fiquem seguros, atenciosamente,
Equipe ASL
Lista de Notícias  ( veja abaixo para mais detalhes )
  • Boas notícias para o projeto Gerenciamento Integrado de Bacias Hidrográficas do Rio Putumayo-Içá
  • Entrevista com a Dra. Marcia Chame, Fundação Oswaldo Cruz
  • Entrevista com Rodrigo Botero García, Fundação para Conservação e Desenvolvimento Sustentável
  • Relatório Geral do Programa ASL - Sumário Executivo
  • Notícias do GEF: Saiba mais sobre a Segunda Fase do ASL
  • Eventos virtuais de conhecimento ASL
  • Notícias dos projetos nacionais: Brasil, Colômbia e Peru
  • Caixa de ferramentas para o manejo do COVID-19 nos territórios indígenas da Amazônia
  • Participe da Comunidade de Prática do ASL!
Notícias do ASL
Boas notícias para o projeto Gerenciamento Integrado Bacias Hidrográficas do Rio Putumayo-Içá
Gostaríamos de compartilhar a notícia de que o Conselho do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) aprovou formalmente o projeto Gerenciamento Integrado de Bacias Hidrográficas do rio Putumayo-Içá, para fazer parte do seu próximo programa de trabalho e, assim, dar luz verde à sua preparação. O GEF aprovou um total de US$ 700 milhões em projetos e programas que abrangem vida selvagem, biodiversidade, oceanos, degradação de terra, produtos químicos e resíduos e adaptação às mudanças climáticas.

O projeto regional a ser implementado pelo Brasil, Colômbia, Equador e Peru, com financiamento das áreas focais de Águas Internacionais e de Produtos Químicos e Resíduos do GEF, com o Banco Mundial como agência implementadora,  visa melhorar a capacidade nacional e regional de gerenciar ecossistemas de água doce e recursos aquáticos da bacia de Putumayo-Içá, na região amazônica. O WCS acompanhará como agência executora.  A bacia de Putumayo-Içá abriga uma das últimas grandes florestas intactas do mundo, com mais de 75% da bacia em territórios indígenas, áreas de conservação ou áreas propostas para conservação.
 
O projeto desenvolverá as capacidades de governança das comunidades locais e das entidades públicas para uma visão compartilhada; facilitar a geração sistemática, gestão, disseminação e troca de conhecimentos e informações para e entre as partes interessadas; avançar abordagens diferentes para lidar com os impactos possíveis da poluição da água por mercúrio e outros contaminantes de atividades legais e ilegais; e identificar e fortalecer a gestão sustentável dos recursos hídricos e dos ecossistemas. O ASL apoiou o processo de coordenação regional que levou à preparação deste projeto e será assegurada uma forte colaboração entre este projeto regional e o ASL.
Por que o meio ambiente é importante para a saúde humana
Entrevista com a Dra. Marcia Chame, coordenadora do Centro de Informações sobre Saúde da Vida Selvagem,
Fundação Oswaldo Cruz, Brasil
O COVID-19 ampliou nosso vocabulário para incluir palavras como zoonoses, patógenos, transbordamentos e coronavírus, para citar algumas. Mas essas não são palavras novas para muitos cientistas que pesquisam a biodiversidade e a relação entre a atividade humana e os sistemas ecológicos.
 
Uma delas é a Dra. Marcia Chame, coordenadora do Centro de Informação em Saúde Silvestre (CISS) da Fundação Oswaldo Cruz no Brasil. A fundação é um “centro colaborador” designado trabalhando com a Organização Mundial da Saúde em questões ambientais e de saúde. Também faz parte de uma coalizão para acelerar a pesquisa sobre o COVID-19. Com o financiamento do GEF, o Banco Mundial apoiou o estabelecimento do CISS em 2012 para identificar vínculos e disseminar informações sobre as inter-relações entre biodiversidade e saúde da sociedade. A equipe do ASL conversou com a Dra. Chame sobre zoonoses e soluções para o futuro.
Entrevista com Rodrigo Botero, Fundação para a Conservação e Desenvolvimento Sustentável
Em comemoração ao Dia Internacional das Florestas, o 21 de março, a equipe do ASL entrevistou Rodrigo Botero García, fundador da Fundação para a Conservação e o Desenvolvimento Sustentável ( Fundación para la Conservación y el Desarrollo Sostenible - FCDS ). Esta entrevista foi exibida na página do Facebook do Banco Mundial na Colômbia e na conta do Twitter no México , bem como na página do projeto Corazón de la Amazonía .
 
Botero desenvolveu um sistema inovador que permite à fundação que ele dirige analisar conflitos socioambientais, gerar alertas precoces, monitorar o desmatamento e modelar cenários na região.
Relatório Geral do Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia - Sumário Executivo
No boletim anterior, compartilhamos com vocês o relatório anual do ASL. Em resposta à solicitação dos parceiros, preparamos um Sumário Executivo com a visão geral de nosso programa e as principais realizações de cada um dos projetos nacionais no Brasil, Colômbia e Peru desde o início do primeiro trimestre de 2018 até dezembro de 2019.

Disponíveis em
Publicação do GEF:
Saiba mais sobre a segunda fase do ASL

Esta publicação do GEF fornece uma visão geral da segunda fase do Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL-2), que se baseia no ASL-1 para fortalecer o gerenciamento de paisagem integrada e a conservação de ecossistemas na região amazônica.
 
O ASL é um dos Programas de Impacto (PIs) do Manejo Florestal Sustentável (MFS) estabelecido sob a 7ª reposição do GEF, GEF-7. Outros PIs incluem Sistemas de Alimentos, Uso e Restauração da Terra (FOLUR) e Cidades Sustentáveis, e estão sendo desenvolvidos para abordar os fatores de degradação ambiental e apoiar mudanças transformacionais nesses principais sistemas e tópicos.
ASL - Eventos virtuais de conhecimento
HOJE:

Quinta-feira, 25 de junho de 2020, 12:00 – 13:30 EDT

Financiamento Sustentável de Áreas Protegidas: Parcerias público-privadas, a experiência da Forever Costa Rica
 
A Associação Costa Rica para Sempre (FCR), um fundo privado fiduciário de conservação independente criado em 2010, trabalha em parceria com o Serviço Nacional de Áreas de Conservação (SINAC) do governo para financiar e implementar os esforços de conservação da biodiversidade e o sistema de áreas protegidas do país. A FCR apresentará seus 10 anos de experiência na conservação dos ecossistemas terrestres e marinhos e na evolução de suas alianças com o setor privado e a sociedade civil.
 
Mais informações aqui (em inglês)

*Este é o último de uma série de seminários on-line, relacionados ao financiamento sustentável para áreas protegidas, organizados pelo ASL em parceria com o WWF.
Notícias dos projetos nacionais
BRASIL
O Estado do Amazonas assina um contrato de 1,75 milhões de reais para analisar mais de 8.000 registros ambientais rurais em municípios do sul do estado do Amazonas

O Governo do Estado do Amazonas, por meio do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia, assinou um contrato de 1,75 milhões de reais (aproximadamente US $ 330.000) para a análise de 8.504 registros ambientais rurais, localizados no sul do estado do Amazonas. Este é o primeiro impulso no processo de análise de cadastros rurais no estado.
 
No Amazonas, o projeto é implementado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e visa, entre outras metas, incentivar a regularização ambiental de propriedades e possessões, além de facilitar o acesso às linhas de crédito para produtores rurais. O contrato contribuirá para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção e recuperação da vegetação nativa.
 
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todas as propriedades rurais com o objetivo de integrar informações ambientais para compor um banco de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico.
 
De acordo com a análise do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), em janeiro de 2018, do total de 48.459 propriedades rurais no Estado cadastrado no CAR, cerca de 12.146 estão na região sul do Amazonas. A análise do CAR beneficiará propriedades rurais localizadas em sete municípios do sul do estado: Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré e Novo Aripuanã.

Mais informações aqui
NOVO Boletim Mensal do ASL Brasil

O Brasil lançou seu primeiro boletim informativo, onde você pode conhecer as atividades, os documentos e as últimas notícias sobre o Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia.

Saiba mais e faça parte da comunidade aqui
COLÔMBIA
Guarda-parques da Amazônia comprometidos com a prevenção do COVID-19 em áreas remotas da Colômbia

Desde o início da quarentena, os guarda-parques não apenas continuam a conservar as áreas protegidas, mas também desempenham uma importante tarefa social. Por meio de radiocomunicação, disseminam tudo o que está relacionado à pandemia do COVID-19 para às comunidades indígenas que habitam nas zonas dos rios Caquetá, Mirití e Apaporis na Amazônia colombiana.
 
Leia mais aqui (em espanhol)

VÍDEOS RELACIONADOS
Escuela de Promotoría Campesina (Escola de Promoção Camponesa)

O projeto Amazônia Sustentável pela Paz avançou no desenho de duas Paisagens Produtivas Sustentáveis, juntamente com organizações locais, comunidades e famílias rurais que as habitavam. Isso incluiu várias atividades, incluindo a promoção da Escuela de Promotoría Campesina (Escola de Promoção Camponesa), com ferramentas inovadoras específicas para se adaptar à situação atual de emergência sanitária e às restrições de viagens subsequentes.
 
O elemento central da escola é o conhecimento do território pelos agricultores, as espécies e os habitats, os sistemas agroecológicos, silvipastoris e florestais. Para compartilhar o conhecimento apesar do isolamento físico. e fornecer informações específicas e sessões tutoriais, o projeto está desenvolvendo os canais de mídia e fortelecendo a conectividade digital em 26 lugares da área de intervenção para permitir a realização de reuniões do Zoom e o uso do WhatsApp e outros aplicativos.

Além disso, um programa de rádio está sendo projetado com a participação de agricultores que estão compartilhando seus conhecimentos com um público mais amplo. Na primeira temporada deste programa de rádio, será abordada a questão da coexistência entre humanos e animais selvagens, particularmente em relação à forma como as organizações de agricultores participaram nos estudos envolvendo as onças-pintadas e seus padrões predatórios e na identificação de ações para a conservação das espécies.
 
Mais informações sobre o projeto ASL aqui (em espanhol)
 
VÍDEOS RELACIONADOS
PERU
Construindo juntos um desenvolvimento mais justo e sustentável

Com a participação de organizações indígenas, representantes de governos regionais e dos Ministérios do Meio Ambiente e Cultura do Peru, 12 comunidades indígenas foram selecionadas para participar no Projeto Paisagens Produtivas Sustentáveis na Amazônia Peruana.
 
Sob acordos de conservação, o projeto está trabalhando em colaboração com essas comunidades e as suas federações das regiões de Ucayali e Huánuco para melhorar as condições de vida de aproximadamente 1.700 famílias. Para esse fim, será promovida a preparação e implementação de planos de vida que reflectem as aspirações coletivas de cada comunidade e contribuam para o fortalecimento da governança indígena no âmbito da gestão sustentável do território. Além disso, serão incluídas ações para conservar e recuperar florestas, fortalecer o monitoramento comunitário e promover atividades econômicas sustentáveis que melhorem sua qualidade de vida. O projeto fornecerá suporte técnico durante todo o processo.
 
Leia mais sobre o projeto aqui (em espanhol)
Comemoração do primeiro ano do lançamento da iniciativa de sustentabilidade financeira “Patrimônio Natural do Peru”

O dia 28 de maio marcou o primeiro ano do lançamento da Iniciativa de Sustentabilidade Financeira do Patrimônio Natural do Peru, que busca criar condições facilitadoras para o gerenciamento eficaz das áreas naturais protegidas do país e garantir a sustentabilidade financeira destas em perpetuidade.

O governo peruano, juntamente com vários aliados estratégicos, comprometeu-se a alocar US $ 140 milhões para a primeira fase da iniciativa, conhecida como PdP-Amazônia, que consolidará a gestão de 38 áreas naturais protegidas do bioma Amazônia, representando 17 milhões de hectares do território nacional. Esta área inclui a maior reserva de água conservada do país, a mais variada biodiversidade e é uma parte importante da cultura viva da região.
 
VÍDEOS RELACIONADOS
Desde nossos parceiros
Caixa de ferramentas para o manejo do COVID-19 nos territórios indígenas da Amazônia

Os Conselhos Indígenas dos departamentos colombianos do Amazonas, Vaupés e Guainía e a Fundación Gaia Amazonas criaram uma caixa de ferramentas para tomar decisões informadas e enfrentar a emergência do COVID-19, enquanto ainda reconheciam sua autonomia, autodeterminação e sistemas de conhecimento próprios.
 
A caixa de ferramentas está disponível para todos por meio de mídia digital, na esperança de que seja útil fortalecer processos e garantir a saúde e o bem-estar das comunidades.
 
Saiba mais sobre esta iniciativa aqui (em espanhol)
¡Faça parte da comunidade do ASL!
O ASL estabeleceu uma ampla Comunidade de Prática (CdP) na Amazônia, que visa apoiar o alcance dos objetivos do programa e dos projetos nacionais.

Agora você pode se tornar membro desta comunidade e aproveitar desta plataforma colaborativa para explorar as  publicações e os  recursos disponíveis do ASL, participar nas discussões e na troca de idéias, recursos e solução de dúvidas com outros membros da comunidade.
* Depois de prencher o  formulário , você receberá um convite por correio eletrônico acompanhado por instruções sobre como se tornar membro do grupo.
Visite o site do ASL www.worldbank.org/asl-program
Por favor, compartilhe suas publicações e artigos com o ASL aqui: [email protected]
Assista ao vídeo do Programa ASL
   T ambém   disponível   em 
  espanhol   e   inglês
Saiba mais sobre o ASL através dos nossos  resumos dos projetos