Janeiro de 2023
Boletim da Aliança de Líderes
Conteúdo
In Memoriam: Murshid Wali Ali
Práticas de caminhada, por Pir Shabda Kahn
Apropriação cultural
A iniciativa que vai mais além
Reconhecimentos de líderes

Obrigado à nossa tradutora Gisele L'Abbate




In Memoriam: Murshid Wali Ali Meyer
Um Verdadeiro Médico do Coração
por Munir Peter Reynolds






As Danças da Paz Universal perderam um grande amigo quando Wali Ali Meyer faleceu em 25 de novembro de 2022 após uma corajosa batalha contra a doença de Alzheimer. Wali Ali foi o secretário esotérico de Murshid Samuel Lewis e figurou com destaque em quase todos os desenvolvimentos das Danças da Paz Universal e do Sufi Ruhaniat Internacional desde a morte de Murshid Sam em 1971. Durante 20 anos, Murshid Wali Ali foi o chefe da escola esotérica do Ruhaniat, no qual organizou e criou muitos cursos esotéricos de estudo e co-autor de Médics do Coração, um texto seminal sobre a aplicação dos 99 Nomes Divinos de Allah ao desenvolvimento espiritual no caminho Sufi.

Muitos conheceram Wali Ali como o Ancião Espiritual no Acampamento Selvagem de Dança na década de 1990 e no Treinamento do Espírito de Amadurecimento dos Líderes de Dança na década de 2000. Murshid Wali Ali ancorou firmemente a liderança da dança nessas reuniões com sua presença sólida e conversas penetrantes. Ele sempre enfatizou que o verdadeiro poder das Danças e Concentrações Caminhadas está dentro do contexto mais amplo da rendição espiritual e do caminho Sufi. Quando perguntado se as Danças eram um caminho espiritual em si mesmas, Wali Ali respondeu: “Claro que são, como (por exemplo) é a jardinagem, se acrescentarmos a rendição do ego a Deus”.

Wali Ali foi um dos primeiros alunos diretos de Murshid SAM a defender que os iniciados Sufis, que não eram discípulos de SAM, pudessem liderar as danças. Mais tarde, Wali Ali foi um forte defensor quando Pir Moinnedin Jablonsky e Saadi Neil Douglas-Klotz apresentaram a Rede de Danças em 1984 para criar um caminho para não iniciados liderarem as Danças e Caminhadas. Ao longo de sua vida, Wali Ali enfatizou a visão de SAM de que as danças e caminhadas são um presente para o mundo inteiro e estão entre os legados mais duradouros e poderosos de Murshid SAM.

No início dos anos 2000, Wali Ali percebeu que a Rede de Danças, então conhecida como Centro de Trabalhos de Paz para as Danças da Paz Universal, precisava de uma reforma para garantir uma transmissão mais forte e estruturas organizacionais mais claras. Ele convocou uma reunião dos principais líderes de dança em torno da mesa da cozinha de Murshid SAM no Mentorgarten em San Francisco em 2005 para visualizar como esse processo poderia ser realizado e nomeou um novo Conselho de Orientação para realizar esse trabalho. Ao longo dos anos que antecederam a implementação em 2010, toda a estrutura do Trabalhos de Paz foi reimaginada, as diretrizes do Líder e do Mentor reescritas e muitas metas do programa e estruturas administrativas revisadas. Wali Ali teve grande interesse em todos esses desenvolvimentos e contribuiu com apoio vital para muitas pessoas que trabalharam para implementar essas mudanças.

Murshid Wali Ali foi sepultado na Comunidade Sufi do Sudoeste em 11 de dezembro de 2022. O baraka e a presença de Wali Ali afetaram profundamente inúmeros peregrinos no caminho espiritual com a profundidade e o poder de seus ensinamentos e com seu enorme coração.

A DUP Internacional estende nossas sinceras condolências à sua família e a todos os membros da Rede de Danças e das famílias Ruhaniat que lamentam sua perda.



Ao nos dedicarmos à memória
de Murshid Wali Ali,
temos a honra de oferecer em sua memória uma seleção de poemas
que ele escreveu em um retiro sufi
com Pir Vilayat Khan em Chamonix, Suíça,
no verão de 1974.


Ouçam todos vocês, habitantes das esferas - - -
Devas, Gandharvas, Upsaras, Asuras, Rakshas,
Anjos, Jinns e Homens.
Toda a fibra da criação anuncia:
Não há realidade exceto Allah!
 
********
Ó planetas e estrelas,
Oceanos elétricos de ishk,
Como é que em um momento
Todos vocês podem implodir em meu plexo solar
E ah sim fora do coração?
Cada homem então permanece como um poste
No centro de um universo?
 
********
O medo da aniquilação é a corda
Guardando o abismo ---
Esse abismo do não-ser
Não é necessário entrar
Para alcançar o Uno.
 
Ó Deus, tire esta barreira
Entre Tu e Eu.
 
********
Eu senti sua Unidade
Na solidão, amado,
Mas para ver seu rosto
Devo retornar à humanidade.
Adeus e olá.
 
********
Querido Deus,
Se você pode me suportar
Então eu posso suportar você.
                   amor, Wali Ali



Práticas de caminhada – chaves preciosas para a vida

por Pir Shabda Kahn




Amados Líderes de Dança, Mentores em Treinamento e Mentores e Mentorados,

Como uma das poucas pessoas que receberam treinamento diretamente de Murshid Sam em toda a variedade de práticas de caminhada, sinto orientação para enfatizar a transmissão dessas chaves preciosas para a vida.

É meu desejo sincero que a extraordinária sabedoria que nos foi comunicada através das Práticas de Caminhada permaneça viva em nosso fluxo de transmissão de linhagem, em sua experiência e em seus ensinamentos.

Eu sei que a maioria de vocês já experimentou esses ensinamentos, mas quanto você os comunica e os mantém vivos? Além disso, em sua maioria, essas lições foram dadas a adultos, mas certamente com um pouco de sintonização poderiam facilmente ser ensinadas a crianças.
 
As principais categorias das Práticas de Caminhadas que recebemos de Murshid Sam são as Caminhadas Centrais, as Caminhadas Wazifa, as Caminhadas Planetárias, as Caminhadas Elementares e as Caminhadas Tassawuri. Naturalmente, levará vidas inteiras para dominar essas práticas, mas ensinar os métodos de praticá-las pode ser desenvolvido à medida que você gradualmente compreende seu significado.

À primeira vista, as Caminhadas Planetárias como Murshid Sam nos ofereceu, parece que estamos sendo treinados em Astrologia. Deve-se saber que Murshid Sam era um astrólogo extraordinário.

Mas se recuarmos, fica claro que essas práticas realmente nos ensinam sobre a corrente da respiração; Inalação e exalação – Urouj e Nassoul, e Jelal e Jemal – narina direita, narina esquerda. Este é um conhecimento básico que ajudará todos a entender melhor a vida, tenhamos ou não qualquer conexão ou compreensão da astrologia.

No momento em que chegamos à Caminhada de Satruno, aprendemos sobre o efeito da corrente de ar entrando e saindo pela narina direita, Sol e Marte, a corrente de ar entrando e saindo pela narina esquerda, Vênus e Lua, em ambas as narinas, Júpiter e para fora ambas as narinas Saturno. Que oceano de compreensão aprender sobre nós mesmos... como diz o precioso ditado: “Conhece a ti mesmo e conhecerás a Deus”.

Podemos ganhar confiança por meio da caminhada do Sol, receptividade por meio da Lua, eficiência por meio de Mercúrio, expressão de beleza por meio de Vênus, força com serviço por meio de Marte, carisma expansivo por meio de Júpiter e paciência por meio de Saturno.

Seguindo em frente, podemos encontrar orientações preciosas no texto de ensino de Murshid Samuel Lewis chamado As Dez Lições sobre Caminhadas. Meus esforços aqui são apenas para lembrá-lo desses grandes ensinamentos, assumindo que você já os estudou e praticou antes.

Um exemplo, da quinta lição chamada Inalação e Exalação, Murshid diz,

“O tema da inspiração e expiração parece muito simples, mas na verdade é muito complicado e importante. Às vezes, leva anos para entender todas as atividades que se beneficiam quando se inala e todas as atividades que se beneficiam quando se exala. Esta é uma parte importante do misticismo, mas muito disso será apreciado pelos atletas. Assim, ao jogar ou lançar é importante trabalhar com a expiração e receber ou pegar com a inspiração. Também é benéfico aprender isso com a vida e não apenas memorizar uma série de atividades que se beneficiam da inspiração ou expiração. Por mais estranho que pareça, existem também aquelas atividades que beneficiam as inspirações e beneficiam as expirações. Ou seja, existem ações que beneficiam as respirações e existem respirações que beneficiam as ações”.

Costumo colocar a turma em duas filas, cada pessoa de frente para a outra e lançar uma bola imaginária com cada lado coordenado, lançar na expiração, pegar na inspiração. Com um grupo suficientemente pequeno, na verdade, usaríamos laranjas e as jogaríamos para frente e para trás, de acordo com a respiração.

O mesmo texto também enfatiza um dos fundamentos de nossa prática espiritual, o que Murshid Sam chama de Darood, ou seja, inspirar e expirar recitando Em direção ao Um, quatro passos inspirando e quatro expirando.

Quando chego às aulas de caminhada ligada à respiração do Darood através dos diferentes centros, começando pelo abdome, faço a sugestão bem-humorada de que as pessoas tirem as narinas e as recoloquem no abdome.

Como forma de ensinar, em vez de descrever todos os benefícios de respirar Darood pela barriga coordenados com nossos passos de antemão, peço às pessoas que pratiquem por alguns minutos sem fazer nenhuma sugestão sobre o que podem experimentar, depois peço que parem e sintam.

Então eu pergunto a eles qual foi a experiência que tiveram. Só depois descrevo os prováveis benefícios da prática que, quase sempre, se alinha perfeitamente com o que foi sua experiência direta. Minha frase favorita do texto de Murshid Sam sobre a caminhada centrada na barriga é “É a maneira perfeita de livrar a mente de bagagens inúteis”.

Um por um, passo pelos centros, barriga, coração, terceiro olho. Primeiro deixo cada pessoa ter sua própria experiência e compartilhá-la com o grupo antes de dar os ensinamentos. Eu sigo isso combinando todos os três centros, barriga, coração e terceiro olho na caminhada com Darood na respiração. Isso geralmente leva a um estado meditativo profundo.

Por fim, seguindo o texto, faço com que as pessoas inspirem e expirem o Darood pelos pés enquanto caminham. Como sugere Murshid, isso ajudará a respirar com todo o corpo!

Parece importante aqui também falar um pouco sobre as caminhadas de Tassawuri. Estas permitem sintonizar – entrar no ritmo – de nossos exemplares, nossos professores, os Mestres, Santos e Profetas e Deidades.

Quando estávamos com Murshid Sam, ele costumava começar com a caminhada de Hazrat Inayat Khan. Houve vários passeios diferentes enfatizando diferentes aspectos de seu ser. Faríamos a caminhada de Inayat como Músicos, ouvindo o mundo e expressando a música do Coração enquanto seguramos o Vina. Ou a caminhada de Inayat em um profundo estado interior, e, e…..

Murshid nos conduzia na caminhada de seu professor Papa Ramdas. Ele nos conduzia na caminhada de Quan Yin, muitas vezes segurando o mundo como se fosse um bebê enquanto fazia aspirações e orações pelo alívio do sofrimento de todos os seres sencientes.

Naturalmente, após o falecimento de Murshid Sam, muitas vezes culminaríamos com a caminhada de Murshid Sam.
Este pequeno texto não é de forma alguma um relato completo das muitas formas de práticas de caminhada que são centrais em nosso fluxo de linhagem. Minha esperança é que ele o inspire a enfatizar essas práticas em sua vida diária e em sua transmissão a seus pupilos e alunos.

Muito amor e gratidão,
Shabda.
 
Nota do editor: vídeos das principais caminhadas de Pir Shabda podem ser encontrados em nosso site em Artigos e artigos aqui (veja a parte inferior da página); vídeos das principais caminhadas de Wali Ali estão na biblioteca de recursos (pesquise em [caminhares]).



Apropriação cultural

Este assunto foi explorado em nosso boletim informativo de junho de 2022 por Kalama Rueter, referenciando um artigo de Elizabeth Dequine. Este artigo já está disponível para os membros da Associação de Líderes em nosso site (Artigos e Documentos, na língua inglesa) aqui.



A iniciativa que vai mais Além


Notícias da temporada de plantio de dança asiática, 2022
 


Querida família DUP global,
Além da Iniciativa é um projeto de equipe com horizontes em expansão. O ano passado foi caracterizado por uma Caravana bem recebida em Türkiye e eventos de aprofundamento nas comunidades do Oriente Médio.
 
Estou escrevendo para você agora com a notícia do muito bem-sucedido Tour de DUP, Temporada de Plantio Asiático, que acaba de chegar ao fim. Espero que gostem deste vídeo de introdução ao nosso trabalho em 
 
Após 2 meses e meio de movimento constante, 25 dias de dança em 16 localidades diferentes na Índia, Vietnã, Indonésia, Maldivas e Tailândia, fechamos com um acampamento de 3 dias no Gaia Ashram com delegações de todos os países visitados e futuros organizadores de novos países que entrarão no programa em 2023 (Coreia, Japão, Malásia, Filipinas).
 
Há um grupo incrível de jovens líderes de dança talentosos começando sua formação e empenhados em manter a prática viva até as atividades do próximo ano.
 
As Danças da Paz Universal provaram ter um remédio importante para todos esses países e estão se enraizando muito rápido. Após quatro anos de trabalho no Oriente Médio, temos fortes líderes e círculos de dança na região e as primeiras certificações acontecendo.
 
2023 verá a ampliação do trabalho na Ásia com nosso primeiro campo de treinamento e caravana (Vietnã) e novos países entrando no programa, além dos primeiros passos do projeto Além da Iniciativa na África (começando no norte do Mediterrâneo).





Você pode apoiar o próximo ano do programa Além.






Lembre-se de que este projeto é 100% financiado por doações da família global DUP e muito voluntariado de professores e organizadores locais.

Temos uma meta de US$ 20.000 para financiar a operação de 2023. Se 399 de nós (eu já doei os primeiros $ 50) dermos as mãos para o projeto com $ 50 USD cada, podemos fazer isso acontecer.

Claro, se puder dar mais, por favor, faça. Basta usar este link para a página da rede de dança para doações: https://www.dancesofuniversalpeace.org/doncontribute.shtm

Lembre-se de marcá-lo como Além (Beyond Initiative).

Querida família, aproveite as imagens das sementes asiáticas e as boas notícias sobre nossa amada prática e quanta cura está trazendo para as novas gerações no Oriente.

Com carinho, em nome de toda equipe,
 
Arjun Calero
Além
Reconhecimento de Líderes
O Conselho de Orientação gostaria de parabenizar e reconhecer todos os líderes doa Caminhares e Danças que foram certificados ou reconhecidos como Memtores em Treinamento desde o nosso ultimo boletim:
Mentor
Andrea Scheffler, Alemanha
Mentor en treinamento
Ashani Pluchino, França
Líderes certificados
Stéphane Lefebvre, França
Armaiti Monica Troncoso Sepulveda, Chile
Constanze Werner, Alemanha