Práticas de caminhada – chaves preciosas para a vida
por Pir Shabda Kahn
Amados Líderes de Dança, Mentores em Treinamento e Mentores e Mentorados,
Como uma das poucas pessoas que receberam treinamento diretamente de Murshid Sam em toda a variedade de práticas de caminhada, sinto orientação para enfatizar a transmissão dessas chaves preciosas para a vida.
É meu desejo sincero que a extraordinária sabedoria que nos foi comunicada através das Práticas de Caminhada permaneça viva em nosso fluxo de transmissão de linhagem, em sua experiência e em seus ensinamentos.
Eu sei que a maioria de vocês já experimentou esses ensinamentos, mas quanto você os comunica e os mantém vivos? Além disso, em sua maioria, essas lições foram dadas a adultos, mas certamente com um pouco de sintonização poderiam facilmente ser ensinadas a crianças.
As principais categorias das Práticas de Caminhadas que recebemos de Murshid Sam são as Caminhadas Centrais, as Caminhadas Wazifa, as Caminhadas Planetárias, as Caminhadas Elementares e as Caminhadas Tassawuri. Naturalmente, levará vidas inteiras para dominar essas práticas, mas ensinar os métodos de praticá-las pode ser desenvolvido à medida que você gradualmente compreende seu significado.
À primeira vista, as Caminhadas Planetárias como Murshid Sam nos ofereceu, parece que estamos sendo treinados em Astrologia. Deve-se saber que Murshid Sam era um astrólogo extraordinário.
Mas se recuarmos, fica claro que essas práticas realmente nos ensinam sobre a corrente da respiração; Inalação e exalação – Urouj e Nassoul, e Jelal e Jemal – narina direita, narina esquerda. Este é um conhecimento básico que ajudará todos a entender melhor a vida, tenhamos ou não qualquer conexão ou compreensão da astrologia.
No momento em que chegamos à Caminhada de Satruno, aprendemos sobre o efeito da corrente de ar entrando e saindo pela narina direita, Sol e Marte, a corrente de ar entrando e saindo pela narina esquerda, Vênus e Lua, em ambas as narinas, Júpiter e para fora ambas as narinas Saturno. Que oceano de compreensão aprender sobre nós mesmos... como diz o precioso ditado: “Conhece a ti mesmo e conhecerás a Deus”.
Podemos ganhar confiança por meio da caminhada do Sol, receptividade por meio da Lua, eficiência por meio de Mercúrio, expressão de beleza por meio de Vênus, força com serviço por meio de Marte, carisma expansivo por meio de Júpiter e paciência por meio de Saturno.
Seguindo em frente, podemos encontrar orientações preciosas no texto de ensino de Murshid Samuel Lewis chamado As Dez Lições sobre Caminhadas. Meus esforços aqui são apenas para lembrá-lo desses grandes ensinamentos, assumindo que você já os estudou e praticou antes.
Um exemplo, da quinta lição chamada Inalação e Exalação, Murshid diz,
“O tema da inspiração e expiração parece muito simples, mas na verdade é muito complicado e importante. Às vezes, leva anos para entender todas as atividades que se beneficiam quando se inala e todas as atividades que se beneficiam quando se exala. Esta é uma parte importante do misticismo, mas muito disso será apreciado pelos atletas. Assim, ao jogar ou lançar é importante trabalhar com a expiração e receber ou pegar com a inspiração. Também é benéfico aprender isso com a vida e não apenas memorizar uma série de atividades que se beneficiam da inspiração ou expiração. Por mais estranho que pareça, existem também aquelas atividades que beneficiam as inspirações e beneficiam as expirações. Ou seja, existem ações que beneficiam as respirações e existem respirações que beneficiam as ações”.
Costumo colocar a turma em duas filas, cada pessoa de frente para a outra e lançar uma bola imaginária com cada lado coordenado, lançar na expiração, pegar na inspiração. Com um grupo suficientemente pequeno, na verdade, usaríamos laranjas e as jogaríamos para frente e para trás, de acordo com a respiração.
O mesmo texto também enfatiza um dos fundamentos de nossa prática espiritual, o que Murshid Sam chama de Darood, ou seja, inspirar e expirar recitando Em direção ao Um, quatro passos inspirando e quatro expirando.
Quando chego às aulas de caminhada ligada à respiração do Darood através dos diferentes centros, começando pelo abdome, faço a sugestão bem-humorada de que as pessoas tirem as narinas e as recoloquem no abdome.
Como forma de ensinar, em vez de descrever todos os benefícios de respirar Darood pela barriga coordenados com nossos passos de antemão, peço às pessoas que pratiquem por alguns minutos sem fazer nenhuma sugestão sobre o que podem experimentar, depois peço que parem e sintam.
Então eu pergunto a eles qual foi a experiência que tiveram. Só depois descrevo os prováveis benefícios da prática que, quase sempre, se alinha perfeitamente com o que foi sua experiência direta. Minha frase favorita do texto de Murshid Sam sobre a caminhada centrada na barriga é “É a maneira perfeita de livrar a mente de bagagens inúteis”.
Um por um, passo pelos centros, barriga, coração, terceiro olho. Primeiro deixo cada pessoa ter sua própria experiência e compartilhá-la com o grupo antes de dar os ensinamentos. Eu sigo isso combinando todos os três centros, barriga, coração e terceiro olho na caminhada com Darood na respiração. Isso geralmente leva a um estado meditativo profundo.
Por fim, seguindo o texto, faço com que as pessoas inspirem e expirem o Darood pelos pés enquanto caminham. Como sugere Murshid, isso ajudará a respirar com todo o corpo!
Parece importante aqui também falar um pouco sobre as caminhadas de Tassawuri. Estas permitem sintonizar – entrar no ritmo – de nossos exemplares, nossos professores, os Mestres, Santos e Profetas e Deidades.
Quando estávamos com Murshid Sam, ele costumava começar com a caminhada de Hazrat Inayat Khan. Houve vários passeios diferentes enfatizando diferentes aspectos de seu ser. Faríamos a caminhada de Inayat como Músicos, ouvindo o mundo e expressando a música do Coração enquanto seguramos o Vina. Ou a caminhada de Inayat em um profundo estado interior, e, e…..
Murshid nos conduzia na caminhada de seu professor Papa Ramdas. Ele nos conduzia na caminhada de Quan Yin, muitas vezes segurando o mundo como se fosse um bebê enquanto fazia aspirações e orações pelo alívio do sofrimento de todos os seres sencientes.
Naturalmente, após o falecimento de Murshid Sam, muitas vezes culminaríamos com a caminhada de Murshid Sam.
Este pequeno texto não é de forma alguma um relato completo das muitas formas de práticas de caminhada que são centrais em nosso fluxo de linhagem. Minha esperança é que ele o inspire a enfatizar essas práticas em sua vida diária e em sua transmissão a seus pupilos e alunos.
Muito amor e gratidão,
Shabda.
Nota do editor: vídeos das principais caminhadas de Pir Shabda podem ser encontrados em nosso site em Artigos e artigos aqui (veja a parte inferior da página); vídeos das principais caminhadas de Wali Ali estão na biblioteca de recursos (pesquise em [caminhares]).