Briefing do IBLCE, dezembro de 2018
Revisões do Âmbito da Prática e das Competências Clínicas do IBCLC 

 
O processo de atualização desses documentos fundamentais incluiu uma revisão criteriosa da análise de práticas mais recente, feita pelo Comitê de Certificação do IBLCE, composto por IBCLCs de todo o mundo, incluindo três membros do Conselho e quatro membros adicionais do Comitê, além de levar em consideração o feedback dos IBCLCs durante um período de comentário aberto ao público, realizado em todos os idiomas do exame do IBCLC em 2018.
 
Os dados das respostas à análise da prática e os comentários dos IBCLCs durante o respectivo período apoiaram apenas alterações modestas nos documentos do Âmbito da Prática e das Competências Clínicas.  Especificamente, as alterações a esses documentos refletem a prática atual e incluem o seguinte:

  • Dar ênfase às avaliações e habilidades necessárias para atender às necessidades específicas da(s) criança(s).
  • Incluir informações adicionais no Âmbito da Prática, no que tange ao papel do(a) IBCLC na prestação de assistência à amamentação e lactação no relacionamento com a saúde materna e infantil e à saúde mental.
  • São incluídas informações adicionais nas Competências Clínicas sobre manuseio, armazenamento e uso do leite humano; amamentação durante uma separação do lactente; a relação entre os alimentos e a amamentação; e a amamentação em público.
  • O texto está sendo atualizado de forma a refletir neutralidade de gênero.

Além disso, considerando-se a transição anterior do IBLCE ao uso do inglês britânico, foram feitas revisões para que o texto reflita essa mudança. As versões atualizadas desses documentos podem ser encontradas no site do IBLCE.
 
O IBLCE estende seus agradecimentos a todos os voluntários que fizeram parte desse importante processo, além dos mais de 100 IBCLCs que prestaram um valioso feedback durante o período de comentário público que o IBLCE analisou atentamente.
Transições na Liderança do IBLCE

O IBLCE tem o prazer de anunciar a eleição de dois novos membros do Conselho de Administração do IBLCE que advém do concurso público do IBLCE realizado no início deste ano. 
Mona Sakr , MBBS, MSc, IBCLC é especialista em saúde maternal e infantil (MCH) e Coordenadora do Ministério da Saúde em Ajman, Emirados Árabes Unidos. Ela se formou em medicina e fez o mestrado em Saúde Pública/MCH na Alexandria University, no Egito. É IBCLC desde 2007. Após receber sua certificação IBCLC, a dra. Sakr ajudou a criar e continua à frente da primeira clínica de amamentação em Ajman.  Ela é casada e tem três filhos.
Marin Skariah , MSN, FNP-BC, RNC-MNN, IBCLC , vem de Westchester, Nova York, e atualmente é Especialista em Desenvolvimento Profissional de Enfermagem (NPDS) do Obstetrics and Labor & Delivery da NYU Langone Health, no campus de Tisch. Marin se formou na Mercer University, em Atlanta, Geórgia, e cursou o MSN no SUNY Downstate Medical Center, no Brooklyn, Nova York. Ela quer fazer a diferença incorporando as melhores práticas em advocacia, pesquisa e educação parental para melhorar a qualidade do atendimento aos lactentes e suas famílias.

Vamos dar as boas-vindas a Mona e Marin na equipe de liderança do IBLCE!

O IBLCE tem o prazer de anunciar, também, os novos Diretores para o período 2018 – 2019. Roberto Issler , MD, IBCLC, pediatra de Porto Alegre, Brasil, que é agora Presidente do Conselho do IBLCE, após exercer o cargo de Vice-Presidente no último ano. A nova Vice-Presidente é Norma Escobar , IBCLC da Carolina do Norte, EUA, atualmente com o programa do condado de New Hanover para mulheres, recém-nascidos e crianças (WIC).  Micaela Notarangelo , PhD, IBCLC de Lerici, Itália, continuará exercendo o cargo de Tesoureira da organização. Completando o Comitê Executivo como membros da Diretoria temos Clifton Kenon, Jr , DNP, MSN , RN, IBCLC da Pensilvânia, EUA, e Christy Porucznik , PhD, MSPH de Utah, EUA, que também atua como Membro Público do Conselho de Administração do IBLCE.  Esmé Hough , IBCLC de Cabo do Norte, África do Sul, que faz parte do Conselho de Administração há seis anos, tendo inclusive ocupado o posto de Presidente no último ano, atuará como Conselheiro não-votante conforme os estatutos atualizados do IBLCE.

O IBLCE também estende seus sinceros agradecimentos a Regina Maria Roig-Romero , MPH, MCHES, IBCLC da Flórida, EUA, que está deixando o Conselho e anteriormente atuou como Presidente.

Agradecemos a todos pela liderança e pelos serviços voluntários!
O papel crucial dos voluntários do IBLCE
 
O IBLCE, seu conselho de certificação, é em grande parte uma organização orientada por pares, com representação ativa de um membro público, bem como de outras partes interessadas.  Diferentemente de uma associação profissional que oferece conferências, grande parte do trabalho do IBLCE é realizado nos bastidores.  No entanto, o trabalho do Conselho, dos comitês, das forças-tarefa e de outros voluntários é absolutamente fundamental para o IBLCE e para a profissão de consultor em lactação, como um todo.
 
O Conselho de Administração define a estratégia organizacional e atua como fiduciário da organização.  Os membros do Conselho do IBLCE também atuam, normalmente, em dois ou três comitês ou forças-tarefa, além de seu trabalho ativo no Conselho.  Existem, além disso, iniciativas periódicas, principalmente dedicadas à produção de um programa de certificação de qualidade.
 
Seja de forma contínua ou periódica, dependendo da tarefa, os voluntários do IBLCE:
 
  • Desenvolvem uma pesquisa de análise prática para disseminação à comunidade de IBCLCs que resulta em um retrato periódico baseado em evidências da prática de um IBCLC;
  • Desenvolvem questões, conhecidas como itens, com base na análise da prática periódica e na literatura autorizada para o exame de IBCLC;
  • Selecionam itens para inclusão no exame de IBCLC, de acordo com a Descrição detalhada do conteúdo;
  • Atualizam os principais documentos profissionais como o Âmbito da Prática e das Competências Clínicas do IBCLC, além dos requisitos de elegibilidade e recertificação, com base na análise prática periódica e nos comentários públicos;
  • Analisam recursos com base na elegibilidade ou nos resultados do exame do IBCLC;
  • Examinam e analisam as reclamações éticas dos membros do público ou outros profissionais;
  • Promovem o credenciamento do IBCLC em reuniões profissionais no mundo inteiro, geralmente reunindo-se com a liderança das organizações de amamentação ou relacionadas;
  • Participam de reuniões com IBCLCs e outras partes interessadas;
  • Educam a futura liderança do IBLCE em bases contínuas;
  • Elaboram e emitem pareceres consultivos sobre matérias importantes para a prática;
  • Desenvolvem políticas para a organização, de modo a manter a conformidade com as melhores práticas e os padrões do credenciador externo do programa IBCLC.
 
A organização internacional afiliada sem fins lucrativos, o Monetary Investment for Lactation Consultant Certification  (MILCC) oferece assistência financeira a candidatos qualificados que buscam a certificação de IBCLC e os IBCLCs atuais que buscam a recertificação com um foco naqueles que trabalham com populações carentes.  O MILCC concedeu mais de US$100.000 em bolsas de estudos nos últimos cinco anos.
 
O IBLCE agradece a dedicação do conhecimento e do compromisso dos voluntários à organização!