ABRIL 2017 
Newsletter da Forest2Market do Brasil
ARTIGOS & NOTÍCIAS ABRIL de 2017 
II seminário regional contará com presença de vice-presidente da Forest2Market
À medida que o mercado asiático de bioenergia se torna maduro, a procura crescente A Forest2Market do Brasil, com o apoio da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) e importantes empresas e atores do setor florestal paranaense, está promovendo uma série de seminários regionais sobre o mercado florestal Paranaense.

Continue lendo...
Mercado de madeira serrada dos EUA e as oportunidades para o Brasil
Segundo Jerry Howard, CEO da National Association of Home Builders (NAHB), a preocupação relacionada ao suprimento (e preço) da madeira serrada nos Estados Unidos, decorrente do desentendimento com seu principal fornecedor, o Canadá, irá persistir por vários anos, abrindo oportunidades para importações de madeira vindas do Chile e do Brasil.
 
Continue lendo...
O desempenho recente da celulose brasileira no mercado internacional
Segundo um boletim recentemente publicado pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas no Brasil, durante o primeiro bimestre de 2017 o Brasil exportou 2,3 milhões de toneladas de celulose, representando uma alta de 3,4% em relação ao mesmo período de 2016, quando o volume exportado foi de 2,2 milhões. Porém, paradoxalmente, a receita das exportações neste período foi de 971 milhões de dólares, contra 1.068 milhões de dólares de receita no mesmo período de 2016.

Continue lendo...
Fornecimento de biomassa do Chile para mercados asiáticos
À medida que o mercado asiático de bioenergia se torna maduro, a procura crescente por pellets e cavacos de madeira irá criar oportunidades para fornecedores destes materiais em todo o mundo. Considerando os pellets um produto feito de matéria-prima madeireira de baixo custo e o baixo custo de produção do cavaco, o número de potenciais fornecedores é significativo, pois teoricamente toda região produtiva com disponibilidade de florestas pode ser um fornecedor em potencial. Os produtores de bioenergia no Japão e Coréia do Sul irão precisar de um fornecimento seguro e consistente de biomassa, muitas vezes de vários fornecedores de diferentes regiões. Consequentemente essas empresas irão desenvolver estratégias sólidas de aquisição, análises de risco da cadeia de suprimento, análises de custos, diligências variadas nos fornecedores e diferentes estratégias para a negociação de contratos.
 
Continue lendo...
  Forest2Market do Brasil