Paisagens Sustentáveis da Amazônia
NOTÍCIAS | DEZEMBRO DE 2019
Prezados amigos e amigas,

O 2019 foi um ano muito importante para o ASL e temos o prazer de compartilhar nesse boletim alguns dos principales eventos. Nas próximas semanas, enviaremos o nosso relatório anual, onde vocês encontrarão mais sobre o trabalho da ASL no Brasil, Colômbia e Peru e poderão explorar os destaques do trabalho com comunidades, equipes de projeto, agências de implementação, doadores e outras partes interessadas para alcançar impactos ambientais e sociais.

Agradeçemos a todos por seu apoio e energia, que tornam possível o Programa ASL. Enquanto planejarmos o próximo ano, esperamos construir sobre os progressos realizados e nos unir para proteger à biodiversidade e promover o uso sustentável da terra e da água na Amazônia. 
O 2019 trouxe muitos sucessos e realizações, infelizmente, também foi o ano em que per demos Claudia. Nossa querida amiga e colega Cláudia Sobrevila faleceu subitamente em 31 de julho. Sua paixão e comprometimento com a proteção do meio ambiente e dos povos indígenas permanecerão como inspiração para o nosso programa. 
Cláudia acreditava que, ao conscientizarmos a sociedade sobre a necessidade de cuidar e proteger o meio ambiente, criamos um poderoso movimento a favor da paz.  Assistam a este    vídeo criado para Claudia, no qual sua visão é expressa por meio de suas próprias palavras, e explore este livro especial   no qual amigos e colegas compartilharam seus pensamentos em celebração à sua vida.  Aqui  acha-se a última matéria de Claudia sobre um assunto muito especial para ela - as comunidades indígenas e seu papel na conservação. Ela faz imensa falta todos os dias, porém estamos comprometidos a honrar seu legado mediante a implementação dos nossos projetos e com o maior respeito pela natureza, pela Amazônia e pelos habitantes da região.
Nossas saudações e desejos de Boas Festas e um 2020 repleto de alegrias.

Equipe do ASL
Lista de Noticias  (siga abajo para leer más detalles)
  • Países amazônicos assinam o Pacto de Letícia
  • Segunda Conferência Anual do ASL
  • O avanço em direção à gestão integrada de bacias hidrográficas em Putumayo-Içá 
  • Intercâmbio de Conhecimentos - Florestas Comunitárias Selva Maya - Amazônia: Trabalhando Juntos pela Floresta, pela Vida e pela Paz
  • Conversas Mundiais II: Um diálogo entre Brasil, Colômbia e Peru
  • Uma nova fase para o ASL
  • Presentamos la plataforma de gestión del conocimiento ASL
Destaques regionais do ASL em 2019
Países amazônicos assinam o Pacto de Letícia
Os governos da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname assinaram o Pacto de Letícia em 6 de setembro de 2019.

O acordo inclui o compromisso de responder de forma conjunta a desastres que venham a ocorrer em qualquer país da região; fortalecer as ações regionais no enfrentamento de pressões como a do desmatamento, extração seletiva de madeira e exploração ilegal de minerais; assim como desenvolver o conhecimento científico para tomar as melhores decisões para a proteção da Amazônia. O Pacto faz menção à segunda fase do programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL) e recomenda a formulação imediata de seus projetos nacionais.

Recentemente, na Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em dezembro de 2019 na Espanha (COP25), foi oficialmente lançado o Plano de Ação que materializará os compromissos do Pacto. O plano inclui atividades em cinco componentes temáticos:
  1. Reflorestamento, conservação, manejo sustentável e bioeconomia da floresta e da biodiversidade
  2. Segurança na Amazônia
  3. Gestão da informação e do conhecimento
  4. Empoderamento das mulheres e dos povos indígenas
  5. Financiamento e cooperação internacional

Leia o Pacto de Letícia  aqui
Leia aqui o plano de ação aqui
Leia a declaração de Naoko Ishii, CEO e Presidente da Global Environment Facility (GEF) aqui
Segunda Conferência Anual do ASL
Mais de 65 participantes, incluindo os governos beneficiários do ASL, parceiros, agências implementadoras e equipes de projeto do Brasil, Colômbia e Peru, reuniram-se na Segunda Conferência Anual do ASL em Letícia, Colômbia, entre 3 e 5 de setembro de 2019, a fim de compartilhar conhecimentos, refletir sobre seu trabalho e inspirar uns aos outros.

Especialistas realizaram palestras sobre manejo florestal comunitário, acordos de conservação para recuperação, mecanismos de financiamento para áreas protegidas e estratégias de conservação complementares.
O avanço em direção à gestão integrada de bacias hidrográficas em Putumayo-Içá
O ASL apoia o processo de coordenação regional entre Brasil, Colômbia, Equador e Peru, para a definição de ações colaborativas para a conservação e gestão sustentável da bacia hidrográfica de Putumayo-Içá.

Até o momento, o processo promoveu diversos eventos virtuais e uma reunião com os principais tomadores de decisão do governo, que levou à elaboração de um projeto regional a ser submetido ao GEF para financiamento no campo de Águas Internacionais e Produtos Químicos / Resíduos das Áreas Focais do GEF. Uma oficina técnica foi realizada em Letícia, Colômbia, entre 2 e 5 de dezembro, durante a qual representantes de agências governamentais e organizações da sociedade civil compartilharam conhecimentos sobre a bacia hidrográfica, identificaram oportunidades para o projeto regional e avançaram na definição de atividades prioritárias em níveis nacional e regional.
Intercâmbio de Conhecimentos - Florestas Comunitárias Selva Maya - Amazônia: Trabalhando Juntos pela Floresta, pela Vida e pela Paz
Vinte e um participantes de Brasil, Colômbia e Peru se reuniram para aprender como as comunidades locais na Guatemala estão protegendo mais de 500.000 hectares de floresta por meio de concessões comunitárias concedidas pelo governo, gerando benefícios econômicos e sociais. Os participantes do intercâmbio realizado em julho de 2019 eram das comunidades locais que se ocupam do manejo florestal, instituições governamentais e não governamentais diretamente interessadas nos processos e especialistas em manejo e conservação florestal. O evento teve ampla divulgação em diferentes mídias.

Download the report on challenges and lessons learned (in Spanish)
Vejo  artigo  (em espanhol) e  artigo  (em português) 
Assista ao vídeo  e veja o relatório sobre o evento:
Conversas Mundiais II: Um diálogo entre Brasil, Colômbia e Peru
É com satisfação que divulgamos o relatório e o vídeo resultantes do diálogo regional intercultural para gestão ambiental e territorial nas “Conversas Mundiais” na Amazônia, ocorridas em fevereiro. O diálogo foi patrocinado pelo ASL e organizado pela Fundação Gaia Amazonas e seus parceiros estratégicos: o Instituto Socioambiental (ISA), o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé)  e o Instituto do Bem Comum (IBC).

Leia o relatório completo em espanhol  aqui



O evento facilitou o intercâmbio de experiências sobre questões de gestão territorial e governança entre representantes de grupos indígenas, organizações nacionais e internacionais da sociedade civil e autoridades ambientais de Brasil, Colômbia e Peru. O relatório e o vídeo resumem os principais resultados e reflexões de uma reunião que contribuiu para construir o conhecimento conjunto, assinar uma declaração e criar alianças regionais para o futuro dos territórios indígenas e áreas naturais protegidas no noroeste da Amazônia.

Video aqui :



Uma nova fase para o ASL
Em junho de 2019, o Conselho do GEF  aprovou um pacote de programas e projetos no valor de quase US$ 1 bilhão para "fazer frente às crescentes ameaças ao mundo natural e auxiliar algumas das pessoas mais vulneráveis da Terra a se adaptarem às mudanças climáticas".

Uma segunda fase do ASL (ASL2) encontrava-se entre os programas aprovados. Bolívia, Equador, Guiana e Suriname se unirão a Brasil, Colômbia e Peru para procurar de maneira coletiva melhorar a gestão integrada da paisagem bem como a conservação de ecossistemas em áreas selecionadas da região amazônica. O ASL2 será constituído por uma doação para sete projetos nacionais e a coordenação regional, com base nos componentes do atual ASL, ampliando o escopo geográfico e implementando abordagens integradas da paisagem florestal. Em nível nacional, o programa apoiará a expansão e a consolidação de áreas terrestres e de água doce sob proteção jurídica, o que incluirá áreas protegidas e territórios indígenas; o desenvolvimento da gestão de paisagens produtivas nas regiões selecionadas e o aprimoramento de políticas e estratégias para a gestão integrada de paisagens protegidas e produtivas. Todas estas intervenções visam reduzir o desmatamento e garantir a proteção de espécies e habitats terrestres e aquáticos. Em nível regional, o programa aprimorará a coordenação regional, a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos bem como o aprendizado entre todas as partes interessadas.  
Presentamos la plataforma de gestión del conocimiento ASL
La plataforma de gestión del conocimiento de ASL ha establecido una gran Comunidad de Práctica (CoP por sus siglas en inglés) que tiene como propósito apoyar a los proyectos nacionales y promover el logro de los objetivos del programa.

La  CoP ASL  (versión 1.0) tiene como objetivo aumentar la colaboración y coordinación entre el programa ASL, los proyectos y los socios; proporcionar acceso a conocimiento práctico y ejecutable a través de una plataforma web centralizada; y apoyar y promover el enfoque programático alentando la fertilización cruzada de ideas y el intercambio de conocimientos en todo el bioma amazónico. El espacio en línea para el ASL CoP se ha construido sobre una plataforma segura de Colaboración para el Desarrollo (C4D por sus siglas en inglés) alojada por el Banco Mundial. Esta plataforma de intercambio de conocimiento busca facilitar las interacciones entre sus miembros, incluidas contrapartes gubernamentales, socios de desarrollo, académicos y expertos, y los equipos de las agencias implementadoras y ejecutoras. La plataforma alberga un repositorio de publicaciones y recursos relevantes para la Amazonía que se actualizarán periódicamente con las contribuciones de sus miembros.

Manténganse atentos a más actualizaciones cuando les enviemos la invitación para ser miembro del CoP ASL, para que pueda unirse a nosotros y ayudarnos a construir esta comunidad de práctica, participar en debates y compartir ideas y recursos.

Mientras tanto, visite la plataforma colaborativa y explore las  publicaciones ASL  y  recursos .
Visite o site do ASL:  www.worldbank.org/asl-program
Por favor, compartilhe suas publicações e artigos com o ASL aqui:
Assista ao vídeo do Programa ASL
 T ambém  disponível  em  espanhol  e  inglês
Saiba mais sobre o ASL através dos nossos  resumos dos projetos