Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia
NOTÍCIAS | DEZEMBRO DE 2020
Queridos amigos e amigas,

Este ano foi marcado por nossa habilidade de adaptarmos aos novos desafios e à nossa resiliência diante de emergências inesperadas. Embora tenha tido inúmeras perdas de vidas humanas, meios de subsistência e medo de um futuro incerto, há esperança de que os tratamentos, cuidados, e solidariedade contínua ajudarão conter a pandemia e os seus efeitos imediatos. Este ano também evidenciou que a saúde humana está indissoluvelmente ligada à saúde do ecossistema. Em nosso campo de trabalho, isto significa que devemos continuar colaborando e coordenando para abordar os fatores que afetam nossa relação com a natureza. Reconstruir e reparar os danos de forma sustentável exigirá um esforço concentrado, e aqui no ASL, esperamos contribuir com essas mudanças junto com nossos parceiros e acionistas.

Nós gostaríamos de agradecer o apoio em fazer a comunidade ASL eficaz na preservação dos ecossistemas terrestres e aquáticos e o fortalecimento do tecido social e cultural que ampara as economias sustentáveis. O ano de 2020 foi um tempo de desacelerar e adiar atividades, mas isso também renovou nosso compromisso e propósito de criar oportunidades de dividir conhecimentos e aprendizados, e em promover ações conjuntas em prol da Amazônia.

Ao olharmos para 2021, sabemos que desafios surgirão, mas estamos prontos para ajudar. O ASL iniciará a segunda fase dando boas-vindas aos novos projetos em nossa Comunidade. Ao encerrarmos este ano, queremos recapitular as atividades que foram realizadas pelo programa. Por favor, confira nosso relatório da Conferência Anual que resume a conferência recente e leia sobre nosso progresso.

Desejamos à vocês, boas festas e um feliz ano de 2021 com saúde!

Atenciosamente,
Time do ASL
Notícias resumidas (role para baixo para ler mais)
  • Recapitulação da conferência anual virtual do ASL
  • Compromisso comunitário e acordos de conservação no coração da Amazônia Colombiana
  • O que o ASL alcançou em 2020?
  • A calorosa despedida de Adriana Moreira como coordenadora do Programa ASL
  • As boas vindas de Ana María González Velosa como coordenadora do Programa ASL
  • Eventos de conhecimento virtual
A CONFERÊNCIA ANUAL DO ASL TORNA-SE VIRTUAL!
O ASL sediou sua terceira conferência anual virtualmente nos dias 21 e 22 de outubro de 2020. Durante o evento, as equipes do programa, agências e parceiros compartilharam conhecimentos e experiências sobre conservação da biodiversidade e gestão sustentável da paisagem na Amazônia. A conferência se concentrou em temas-chave como na contribuição do ASL para reduzir doenças zoonóticas, nas cadeias de valores sustentáveis para a recuperação da Amazônia, e no poder do conhecimento amazônico como base para um futuro sustentável.

Durante a conferência, discutiu-se a nova realidade gerada pela COVID-19 e seus efeitos na implementação do programa; houve também novas ideias e estratégias para incrementar a resiliência do ecossistema Amazônico. A conferência deu boas-vindas à participação aos novos amigos e equipes dos projetos da Bolívia, Brasil, Colômbia, Guiana, Equador, Peru e Suriname envolvidos na segunda fase do programa.

Leia aqui sobre a conferência: em espanhol / em inglês
Compromisso comunitário e acordos de conservação no coração da Amazônia Colombiana
Através do projeto do ASL Coração da Amazônia, agricultores das regiões de Caquetá e Guaviare, na Amazônia colombiana, concordaram em:

  • Conservar florestas
  • Não desmatar
  • Restaurar áreas degradadas
  • Desenvolver projetos agroflorestais
  • Permitir o uso sustentável da floresta

Esses compromissos são incorporados a acordos voluntários que fornecem aos proprietários de terras legais e de fato uma gama de benefícios condicionados às ações específicas de conservação ou resultados. Berenice Sanchez do ASL e Ana María González, coordenadora do programa, escrevem nesta história, sobre o sucesso dos acordos de conservação e o processo para ampliar seus resultados.

Foto: Cartagena de Chairá, Caquetá, Colômbia. Crédito: Corpoamazonía

Mais informação aqui: em espanhol / em inglês
O que o ASL alcançou em 2020?
Apesar do impacto do COVID-19 ao longo do ano, os projetos do ASL demonstraram grande capacidade de gestão adaptativa durante um tempo em que era imprescindível se manter presente no território. Como resultado, esforços foram apoiados para atender as pessoas durante a emergência e estratégias descentralizadas foram desenvolvidas, que uniram atividades virtuais e presenciais, esta última sob protocolos de biossegurança. Os projetos continuaram avançando cumprindo suas metas de melhor gestão das áreas protegidas e o desenvolvimento do sistema de produção sustentável. O ano de 2020 demonstrou a importância do fortalecimento de atividades que possibilitem o empoderamento local, como monitoramento comunitário e treinamento de liderança, entre outras.

No caso do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia Brasil, o que se destaca é o progresso na consolidação das unidades de conservação incluindo seus planos de manejo, no qual já somam o total de 60 milhões de hectares. Avanços também foram feitos nos processos de concessão florestal nos estados do Amazonas e do Pará, e na restauração em Rondônia.

O projeto Peruano Garantindo o Futuro das Áreas Naturais Protegidas do Peru atualizou os planos diretores para as quatro áreas protegidas priorizadas e avançou no desenvolvimento das suas estratégias de vigilância e controle, além de transferir US$5 milhões para o fundo de transição do mecanismo do Patrimônio do Peru. O projeto Paisagens Produtivas Sustentáveis da Amazônia Peruana avançou em um desenho de plano nacional para promover o cacau e, em escala local e regional, apoiou o Plano de desenvolvimento Regional Concertados e o Plano de Vida Comunitária em 12 comunidades nativas.

As áreas protegidas e os locais de Ramsar visados pelo projeto Coração da Amazônia da Colômbia continuaram a melhorar sua eficácia de gestão, e além disso, acordos de conservação continuaram a serem assinados nos departamentos de Caquetá e Guaviare. O mecanismo de financiamento do Sistema Nacional das Áreas Protegidas da Colômbia, Herança Colômbia, avançou em sua fase final de concepção do projeto, assegurando recursos da taxa de carbono, além da cooperação internacional. O projeto Amazônia Sustentável pela Paz apoiou o desenvolvimento de planos de gestão integradas de mudanças climáticas a nível estadual, o desenvolvimento de sistemas de produção sustentável em 100.000 hectares, e apoiou o processo que levou ao financiamento de mais de 60 subprojetos por meio da iniciativa “Mulheres cuidadoras da Amazônia”.

Esses e outros detalhes serão compartilhados com a comunidade do ASL no começo de 2021 em nosso relatório anual.
A calorosa despedida de Adriana Moreira como coordenadora do Programa ASL
A família ASL gostaria de agradecer à Adriana Moreira, Coordenadora do Programa ASL de 2015 a 2020, por liderar o ASL. Junto com a Claudia Sobrevila, elas trabalharam incansavelmente para canalizar o comprometimento do governo para fazer o programa ASL uma realidade. Seu compromisso e paixão ajudaram a construir uma fundação sólida para ele. Durante seu tempo no Banco Mundial, Adriana liderou uma série de grandes projetos na América Latina, com foco no Brasil, Colômbia, e México e promoveu a conservação da biodiversidade, gestão de recursos naturais, e desenvolvimento rural. Reverenciamos todos os bons momentos compartilhados e a desejamos boa sorte em sua nova posição como Especialista Sênior de Biodiversidade no GEF.
As boas vindas de Ana María González Velosa como coordenadora do Programa ASL
Ana María González Velosa, Especialista Sênior de Meio Ambiente do Banco Mundial, assumiu o cargo de Coordenadora do Programa ASL. Ana María trabalha para o ASL desde 2018, mais recentemente compartilhando a coordenação, e traz consigo mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento sustentável e gestão de recursos naturais e espera continuar o forte diálogo com governos, comunidades, doadores e parceiros.
Eventos virtuais de conhecimento
Paisagens Sustentáveis da Amazônia: Conectividade para sua conservação
Como parte do festival de cinema Ficamazonia El Vuelo del Agua, foi organizada uma sessão no dia 18 de dezembro para apresentar o ASL. O evento permitiu que a equipe apresentasse uma visão geral do programa e seus objetivos para promover a conectividade paisagística e a colaboração regional. A sessão foi enriquecida pela participação de Martha Cuba, Diretora do Escritório de Cooperação e Assuntos Internacionais do Ministério do Meio Ambiente do Peru e Andrea Encalada, co-presidente do Painel Científico para a Amazônia (SPA) que compartilharam suas ideias sobre o programa e seu papel atual e potencial na promoção do desenvolvimento sustentável na região.

Veja a apresentação aqui (vídeo em espanhol)
Honrando os guardiões da Amazônia
Gostaríamos de agradecer o trabalho e o compromisso das mulheres e dos homens – incluindo líderes indígenas – que perderam suas vidas este ano por vários motivos, envolvendo o COVID-19, enquanto dedicavam seu tempo para proteger e preservar a Amazônia. É com profunda admiração e respeito que reconhecemos suas contribuições e paixão para construir um mundo melhor. Celebramos e homenageamos a vida de heróis como Javier Francisco Parra Cubillos da Colômbia que liderou como exemplo e dedicação para proteger a biodiversidade e conservar a floresta.

Foto: Cormacarena 
¡Junte-se à Comunidade do ASL!
Você já faz parte da plataforma de gestão de conhecimento ASL?
O ASL estabeleceu uma ampla Comunidade de Prática (CdP) na Amazônia, que visa apoiar o alcance dos objetivos do programa e dos projetos nacionais.

Agora você pode se tornar membro desta comunidade e aproveitar desta plataforma colaborativa para explorar as publicações e os recursos disponíveis do ASL, participar nas discussões e na troca de idéias, recursos e solução de dúvidas com outros membros da comunidade.
* Depois de preencher o formulário, você receberá um convite por correio eletrônico acompanhado por instruções sobre como se tornar membro do grupo.
Visite o site do ASL:  www.worldbank.org/asl-program
Por favor, compartilhe suas publicações e artigos com o ASL aqui: asl-info@worldbank.org
Assista ao vídeo do Programa ASL:
Também disponível em
Saiba mais sobre o ASL através dos nossos  resumos dos projetos