Junho / Julho 2023
O Planalto de Cheringoma é agora uma Área de Conservação Comunitária.
-Equipa de investigadores descobre florestas espetaculares em desfiladeiros calcários
Uma equipa de cientistas da Gorongosa realizou recentemente um levantamento da biodiversidade numa das áreas mais remotas e de beleza deslumbrante do Ecossistema Alargado da Gorongosa, no extremo norte do Planalto de Cheringoma, parte da qual é agora uma nova Área de Conservação Comunitária.

De acordo com o líder da expedição, Piotr Naskrecki, não foi fácil trabalhar na área, que apresenta um terreno sinuoso e difícil de navegar, mas as recompensas foram enormes.

“As florestas antigas que exploramos nas profundezas dos desfiladeiros de Cheringoma são algumas das florestas mais espetaculares e completamente intocadas encontradas na África”, disse Naskrecki. “Apesar dos muitos anos que passei a trabalhar no Parque Nacional da Gorongosa, continuo a surpreender-me todos os dias com a beleza deslumbrante deste local”.

A designação do Planalto da Cheringoma (36.000 hectares a leste do parque) como Área de Conservação Comunitária é a primeira fase de um corredor planeado que liga o Parque Nacional da Gorongosa à Reserva de Marromeu.
Arcenia Chivale e Ana Gledis da Conceição explorando a floresta antiga profunda e intocada no fundo do desfiladeiro de Nhamarimba. Foto – Piotr Naskrecki
Elisa Langa é a Directora do Departamento de Desenvolvimento Humano e Meios de Subsistência do Parque Nacional da Gorongosa.
Elisa Langa ingressou no Parque Nacional da Gorongosa em 2019 como Directora-Adjunta do Departamento de Desenvolvimento Humano, onde se concentrou na educação de raparigas e no empoderamento das mulheres. Em 2020 foi promovida a Directora do Departamento de Desenvolvimento Humano e em 2023 promovida a Directora do Departamento de Desenvolvimento Humano e Meios de Subsistência.

Langa, ex-professora, leccionou durante muitos anos antes de trabalhar no Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique. Posteriormente passou a trabalhar para várias organizações sem fins lucrativos onde continuou a contribuir para o desenvolvimento da educação em Moçambique através da formação de professores, apoio a programas de educação de raparigas e reforço da gestão escolar e noutras áreas.

"Espero ajudar a aliviar a pobreza nas comunidades e criar um desenvolvimento sustentável", explica Langa. "Acredito no trabalho que o Parque Nacional da Gorongosa está a fazer. Acredito na mudança; acredito que todas as nossas raparigas podem vencer. Acredito na educação."

Em 2007, ela foi trabalhar para a IBIS, uma organização de desenvolvimento Dinamarquesa dedicada a criar igualdade de acesso à educação e recursos para os pobres e marginalizados em África e na América Latina antes de atuar como gestora provincial de projectos de desenvolvimento na PLAN International de 2016 a 2019.
Luís Henrique Pereira e o cinematógrafo David Araújo
Prepare-se para ficar fascinado: Jornalistas portugueses revelam as jóias escondidas do Parque Nacional da Gorongosa.
Em Maio, o jornalista Luís Henrique Pereira e o cinematógrafo David Araújo embarcaram para uma visita ao Parque Nacional da Gorongosa com a missão de criar um documentário esclarecedor e visualmente atraente sobre o Projecto de Restauração da Gorongosa.

Mal sabiam eles que a sua estadia de nove dias renderia uma abundância de material cativante, superando as suas expectativas iniciais.

O documentário que está em preparação irá destacar a abordagem integrada do projecto para a conservação, mostrando os esforços feitos para proteger e preservar as maravilhas naturais do Parque Nacional da Gorongosa.

O documentário vai estrear na RTP e nos países de língua Portuguesa em horário nobre em data a anunciar nos próximos meses.
(Da esquerda para a direita) Augusto Bila (Moçambique); Mariam El Marakehy (Egito); Nathan Rice (África do Sul); Samira Vera-Cruz (Cabo Verde); Luyanda Shabalala (África do Sul); Janado Cher (Moçambique); Tumi Sejoe (Botswana); Guerchom Ndebo (RDC) Niaina Tolotra Ramihangihajason (Madagascar); Chisomo Kây Kawaga (Malawi); Carlos Noronha (Moçambique); Randall Mabwa (Quénia).
12 Cineastas selecionados para o NEWF Science Film Fellowship.
Parabéns aos bolseiros selecionados para o #NEWF African Science Film Fellowship 2023. Estamos muito entusiasmados por receber este grupo para duas visitas locais para este “workshop” imersivo de cinema científico. A bolsa é direcionada a produtores autónomos Africanos que são apaixonados pela ciência da conservação e pela comunicação científica. 

Este primeiro grupo ASFF embarcará numa jornada experimental de um ano, explorando e descompactando o que significa fazer filmes científicos atraentes. O Fellowship envolve sessões e workshops online, duas viagens presenciais ao Parque Nacional da Gorongosa, uma semana no Jackson Wild Summit em Wyoming e um showcase final no #NEWFFellowsSummit & Congress em Fevereiro de 2024.

Cada bolseiro recebe um pacote de equipamentos no valor de aproximadamente 10.000 doláres americanos, garantindo que eles tenham os recursos para continuar a produzir conteúdos de alta qualidade à medida que as suas carreiras progridem.

A 2023 NEWF African Science Film Fellowship é possível com o apoio do HHMI Tangled Bank Studios, do Parque Nacional da Gorongosa e da Africa Refocused (uma colaboração entre o NEWF e a National Geographic Society).
O programa de Africano de jornalismo financiado pela “Space for Giants” debruçou-se sobre o Projecto de Restauração da Gorongosa.
Um grupo de jornalistas Moçambicanos que participam do programa “African Conservation Journalism” embarcou nesta primavera numa experiência imersiva no Parque Nacional da Gorongosa.

O seu objectivo era obter informações sobre as iniciativas de conservação e desenvolvimento humano do Parque, que colectivamente formam o Projecto de Restauração da Gorongosa.

Ao longo de três dias, os seis jornalistas mergulharam nos projectos de desenvolvimento humano do Parque e nos seus esforços para restaurar o ecossistema do Parque, incluindo animais, plantas, fungos e microorganismos.

Munidos de novas informações e factos, os jornalistas escreveram artigos e produziram programas de rádio sobre o andamento do Projecto de Restauração da Gorongosa e o seu impacto positivo no Parque.
A Nossa Missão
Parque Nacional da Gorongosa / Projecto da Gorongosa

Gerando prosperidade e protegendo a biodiversidade 
em 3 milhões de hectares do Grande Vale do Rift de África.

Siga-nos