Abril / Maio de 2023
Foto - ©João Fernandes
O Parque Nacional da Gorongosa vai reabrir a 15 de Abril.
As reservas para o Wild Camp já estão disponíveis.
O tempo que passar no Parque Nacional da Gorongosa é uma experiência única e transformadora para qualquer viajante.

Agora no seu segundo ano, o Wild Camp é ideal para pessoas que desejam uma autêntica experiência de safari Africano que se move em sintonia com as melhores condições possíveis de observação da vida selvagem.

O Wild Camp é uma operação ecológica com iluminação solar, chuveiros externos solares e portas USB para carregar telefones. As acomodações incluem tendas e camas de lona (ocupação individual ou dupla). As refeições são preparadas por um chef experiente e servidas numa área de refeições ao ar livre sob as estrelas.

Os lucros de todas as visitas turísticas são usados para criar empregos, construir escolas e apoiar programas locais de educação, saúde e formação.

Aconselha-se a reserva antecipada de acomodações e actividades. Envie um e-mail para a Carol para [email protected] para tarifas e reservas.
Testemunhe a incrível simetria de duas cegonhas-de-bico-amarelo (Mycteria ibis) voando juntas para um ninho da colónia de aves aquáticas durante um safari de barco na Gorongosa. Foto - Miguel Lajas
Safaris de barco e colónias de aves aquáticas estão em grande nesta época.
As chuvas sazonais têm sido boas para o Lago Urema, que tem dez vezes o seu tamanho normal e está cheio de uma variedade impressionante de aves aquáticas.

Os safaris de barco na Gorongosa são sazonais, decorrem de Março a Maio, dependendo dos níveis da água, e são uma forma maravilhosa de aceder ao coração pulsante da vasta natureza aquática da Gorongosa.

Pelo menos oito espécies de aves aquáticas foram recentemente avistadas numa península estreita, incluindo mergulhões-serpente Africanos, garças-brancas-grandes, garças-reais e cegonhas-de-bico-amarelo.

A contagem de aves aquáticas nesta colónia de nidificação do Parque, em 2021, identificou um total de nove espécies e 4.382 ninhos, um aumento de mais de 500 ninhos em relação a 2019.

Visite o nosso website para ver as actividades ou envie um e-mail para a Carol para [email protected] para saber tarifas e reservas.

-Foto do barco cortesia de Bastiaan Boon.
O mel de “A Nossa Gorongosa” vence o prémio de Melhor na Categoria.
As abelhas e os apicultores do Parque Nacional da Gorongosa ganharam o Prémio de Melhor na Categoria de Mel Escuro Líquido numa competição regional na África do Sul. O certificado de excelência foi aceite pelo nosso técnico processador de mel da Gorongosa, Juvêncio António.

O mel da Gorongosa pode variar do escuro ao rubi-dourado, ou mais claro, dependendo das plantas e da estação do ano.

"Trabalhamos com apicultores em cinco distritos, o que significa percorrer longas distâncias em áreas remotas", disse Sofia Molina, gestora de Produtos da Gorongosa. “Os trabalhos envolvidos na colheita e processamento de mel têm um impacto positivo nas nossas comunidades locais e no meio ambiente”.

O projecto do mel da Gorongosa apoia mais de 450 apicultores. Mais de 1.500 colmeias novas e melhoradas foram distribuídas aos apicultores locais em 2022, com mais 41 mulheres introduzidas no programa e treinadas em construção de colmeias, população de colmeias, plantas nativas e processamento de mel.

A apicultura é um dos vários projetos agro-florestais financiados pelo Projecto de Restauração da Gorongosa para ajudar a construir uma economia sustentável, criar empregos, restaurar a floresta tropical e proteger a biodiversidade do Parque Nacional da Gorongosa.
"Um Pluteus perfeito". Foto -  Dr. Danny Haelewaters 
Equipa de investigação de macrofungos visita o Parque Nacional da Gorongosa.

Investigadores e cientistas da Bélgica, Brasil, Colómbia e Estados Unidos da América visitaram em Março o Parque Nacional da Gorongosa, um dos muitos locais escolhidos em todo o mundo para estudar e recolher amostras de macrofungos.

Os macrofungos (cogumelos) são os principais decompositores da matéria orgânica, sendo essenciais para a sobrevivência das plantas por meio de relações denominadas micorrizas. O seu papel simbiótico como biotróficos também ajuda a equilibrar os ecossistemas e a regular o tamanho das populações.

Os investigadores recolheram macrofungos com um foco especial em Leotiomycetes, plantas biotróficas e artrópodes. Os fungos constituem um reino da Natureza ainda pouco conhecido, apesar do seu importante papel para a vida na Terra.

O estudo é financiado pela National Science Foundation.
A Cândida (ao centro) é mentora do Clube de Raparigas da comunidade onde mora. Ela fala regularmente com as raparigas locais sobre como evitar uniões prematuras e incentiva-as a não desistir dos estudos.
A Nossa Missão
O Projecto de Restauração da Gorongosa protege a biodiversidade do Parque e os serviços ecossistémicos, e desbloqueia o seu potencial económico para os habitantes das comunidades da Zona de Desenvolvimento Sustentável da Gorongosa, da Província de Sofala, de Moçambique e além-fronteiras.
Siga-nos