EDITORIAL



Caras e caros Colegas,
 
Junho foi um mês de realização de atividades com vista à formação dos Membros da Região Sul.
 
Em 3 de junho teve lugar a sessão de esclarecimento sobre "O novo quadro legal para proteção radiológica e segurança nuclear", promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente; a 5 de junho, realizou-se a tertúlia subordinada ao tema "NP 2074:2015 - aspetos práticos da monitorização de vibrações", uma iniciativa do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas. Ambas as atividades técnicas terminaram com debates muito participados pelas respetivas audiências.


DESTAQUE
 

 
Economia Circular no Setor Agroalimentar em debate na Região Sul

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, em associação com o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente, levou a efeito, no passado dia 19 de junho, um colóquio sobre "A Economia Circular no Setor Agroalimentar".
Esta temática assume um significado especial para a agricultura, sendo uma atividade baseada em recursos naturais e que enfrenta no presente inúmeros desafios num contexto de alterações climáticas e crescimento demográfico mundial.

O excelente painel de oradores e a diversidade de casos reais apresentados suscitaram um amplo debate entre os participantes.

Em 2019, a Ordem dos Engenheiros decretou a  Eficiência Material - Economia Circular como tema central, transversal a todas as regiões, pelo que  tem sido o foco de vários eventos realizados na Região Sul, com o objetivo de proporcionar aos seus membros um debate centrado em temas da atualidade.


ACONTECEU A SUL 
 
 "O ciclo de vida e a substituição dos plásticos" - 1ª Conferência do Ciclo sobre Materiais para a Sustentabilidade

Realizou-se no dia 25 de junho a primeira palestra do Ciclo de Conferências sobre "Materiais para a Sustentabilidade" organizado pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais, com a participação dos Conselhos Regionais dos Colégios de Engenharia do Ambiente e de Engenharia Química e Biológica. 



Engenheiros vencem IX Taça Oficiais & Cavalheiros


Decorreu no passado dia 15 de junho a IX taça Oficiais & Cavalheiros, no campo Aroeira II. 

A vitória final coube aos Engenheiros, que revalidaram o título brilhantemente obtido o ano passado.  De destacar a prestação dos Economistas, os segundos com a mesma pontuação obtida pelos Engenheiros, e da Força Aérea, que ficou em terceiro lugar.  Ler mais


 Região Sul promove tertúlia sobre "aspetos práticos da monitorização de vibrações"

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas promoveu, no passado dia 5 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente, no auditório da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, uma tertúlia subordinada ao tema 'NP 2074:2015 - aspetos práticos da monitorização de vibrações'.

 6º Torneio de Bridge da época de 2019

O 6º Torneio de Bridge da época 2019 realizou-se no passado dia 5 de junho, na modalidade de pares, no restaurante da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa. 

 Colégio de Ambiente promove sessão de esclarecimento sobre o novo quadro legal para proteção radiológica e segurança nuclear 
No passado dia 3 de junho, teve lugar no auditório da sede da Região Sul, em Lisboa, uma sessão de esclarecimento relativa ao tema "O novo quadro legal para proteção radiológica e segurança nuclear", organizada pelo Conselho Regional Sul do Colégio (CRC) de Engenharia Ambiente da Ordem dos Engenheiros.   Ler mais
 DELEGAÇÕES DISTRITAIS
Delegação de Faro promove Prémio Carreira

A Delegação Distrital de Faro, com o apoio da Região Sul, promove a atribuição de um prémio para distinguir anualmente um engenheiro que tenha exercido a sua atividade na região do Algarve, em qualquer das áreas da engenharia organizadas nos colégios ou nas especializações horizontais, nas condições do regulamento anexo.

As propostas de candidaturas no corrente ano, conforme os procedimentos descritos no regulamento,  deverão ser enviadas para faro@sul.oep.pt ou entregues na Delegação Distrital de Faro até ao dia 15 de julho.   

 

Delegação Distrital de Santarém faz balanço positivo da presença na FNA19

A Região Sul da Ordem dos Engenheiros, através da sua Delegação Distrital de Santarém, voltou a marcar presença na Feira Nacional de Agricultura (FNA19), que decorreu de 8 a 16 de junho, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém.
A participação da Região Sul na 56ª edição daquela que é considerada a maior feira agrícola da região, e que ocorreu em simultâneo com a 66ª Feira do Ribatejo, pautou-se por um saldo muito positivo, em parte devido à iniciativa inédita de convidar empresas locais ligadas à vinha e ao vinho - a temática central da edição deste ano. 


Centro de Experimentação Agrícola de Tavira recebe visita de engenheiros

A Delegação Distrital de Faro, em colaboração com o Conselho Regional do Colégio de Engenharia Agronómica, levou a cabo, no passado dia 1 de junho, uma visita técnica ao Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT) da Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve, em Tavira.

A iniciativa, que contou com 37 participantes, foi seguida de um almoço-convívio, na qual várias famílias levaram os filhos, aproveitando para celebrar o Dia Mundial da Criança. 




Workshop Programa de sustentabilidade dos vinhos do Alentejo 

No passado dia 20 de abril realizou-se o Workshop "Programa de sustentabilidade dos vinhos do Alentejo - impactos positivos no setor", integrado no Vidigueira Vinho, promovido pela Terras Dentro em parceria com o Município da Vidigueira, a Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo, a Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA), a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, C.R.L. e  a Delegação Distrital de Évora da Região  Sul da Ordem dos Engenheiros.  Ler mais
AGENDA
 
PRÓXIMAS FORMAÇÕES

 INTERNACIONAL
10-11 JULHO
17 - 19 JULHO
22 - 24 JULHO
 RATIO LEGIS


 
CONTRATO DE TRABALHO DE MUITO CURTA DURAÇÃO 

O contrato de trabalho de muito curta duração é um dos vários tipos de contrato de trabalho possíveis em Portugal. Ele está previsto no artigo 142.º do Código do Trabalho (CT) e é especialmente indicado para os trabalhos sazonais, como na atividade agrícola ou na realização de evento turístico de duração não superior a 15 dias, não podendo exceder 70 dias de trabalho num ano civil para o mesmo empregador. Em caso de incumprimento destes limites, o contrato considera-se celebrado pelo prazo de 6 meses.  Saiba mais aqui

"OE a SUL" é uma publicação digital mensal que o Conselho Diretivo da Região Sul disponibiliza aos seus membros. A nossa equipa editorial seleciona e compõe informação sobre temas e iniciativas que, esperamos, vão ao encontro das necessidades e expetativas dos engenheiros portugueses.
  
A informação da "OE a SUL" encontra-se igualmente disponível no Portal OE.  
   os Engenheir Regi
ão Sul
CONTACTOS
Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Formação, Comunicação e Cultura
Av. António Augusto de Aguiar 3 D
T (+351) 213 132 666 | F (+351) 21 132 690 comunicacao@sul.oep.pt
  
Like us on Facebook